O Maracanã está pronto, agora partiu Ninho! A obra de instalação de gramado híbrido do Maraca está em fase final. Vinda da Bélgica, a máquina de costura que instalou as fibras artificiais se despediu do estádio na última sexta-feira (04). Mas o equipamento já tem um novo endereço: o Centro de Treinamento do Flamengo.
O Ninho do Urubu foi o escolhido para receber o gramado híbrido com tecnologia igual ao do CT do Paris Saint-Germain. A mudança já era um pedido dos jogadores e foi aprovada por Paulo Sousa. O técnico português e sua comissão foram responsáveis por diversas mudanças no Ninho. A instalação de um telão na beira do campo e a compra de equipamentos para preparação física — como o GPS WIMU e o potencializador muscular TGM — são exemplos de melhorias.
Leia mais: Goiás notifica Flamengo para receber valor referente à venda de Michael
Atualmente, o Flamengo tem cinco campos no Ninho do Urubu, mas conta com a construção de mais um ainda este ano. No entanto, somente o campo 2 receberá o gramado híbrido. Isso porque o local pertence aos profissionais e contém refletores, sendo assim permite atividades no final da tarde e à noite.
A nova tecnologia do Maracanã e do Ninho do Urubu
O gramado híbrido do Maraca contará com uma mistura de 90% de grama natural e 10% sintética. Marc Vercammen, executivo da empresa suíça GrassMax Systems, falou sobre a instalação do novo tapete do estádio à Maraca TV. Além disso, ele também revelou como o gramado vai suportar a grande quantidade de jogos no estádio por ano.
“Toda a obra já começou antes do Natal. A Greenleaf tirou a capa, porque mudamos a capa superior da areia, colocando 15 centímetros da areia nova. Agora a máquina de costurar chegou há dez dias. O sistema reforça, então, vai ajudar a estabilidade, vai evitar danos e deformações no campo, com o qual o campo pode receber quatro vezes mais jogo do que nas condições normais”, disse.
Leia mais: Preparador físico dá detalhes de nova tecnologia do Flamengo
Vercammen também citou alguns clubes ao redor da Europa com essa tecnologia. Além disso, o executivo confirmou que essa costura estará presente na Copa do Mundo do Qatar. Sendo assim, o Ninho do Urubu terá a mesma grama utilizada nos maiores clubes e torneios do mundo.
“Todos os clubes na primeira divisão da Inglaterra têm o sistema (híbrido). Leeds (United), Leicester City, Tottenham, Real Madrid, (Athletic) Bilbao, Espanyol, Barcelona. A final da Copa do Mundo do Qatar vai ser jogada nesse sistema também, porque é uma obrigação da FIFA utilizados no Mundial tem que ser costurado com essa tecnologia.”