Al Ahly e Auckland City realizaram a estreia do Mundial de Clubes 2022, em Marrocos, na tarde desta quarta-feira (1). O jogo foi válido pela primeira fase do torneio e aconteceu em Tanger. Assim, o clube egípcio venceu por 3 a 0, com gols de Elshahat, Sherif e Percy Tau.
Nesse sentido, o Al Ahly avança para a segunda fase do Mundial, onde vai enfrentar o Seattle Sounders, dos Estados Unidos. A partida será neste sábado (4), às 14h30 (Horário de Brasília), sendo posterior a Wydad Casablanca x Al Hilal, às 11h30.
Leia mais: ‘Se jogar como jogou contra o Palmeiras…’, diz jornalista sobre Fla no Mundial
1º Tempo – Al Ahly domina e consegue gol nos minutos finais
Na estreia do Mundial, Al Ahly e Auckland City entraram com força máxima para tentarem a vaga na segunda fase. Logo de início, o camisa 10 Sherif, do clube egípcio, finalizou para fora, aos cinco minutos, criando a primeira chance do jogo. Após, a equipe neozelandesa ensaiou uma pequena pressão, mas sem sucesso.
Posteriormente, apesar de poucas finalizações, o Al Ahly manteve a pressão e colocou o Auckland muito recuado, com os onze jogadores atrás do meio de campo. Mesmo assim, os neozelandeses tiveram a primeira oportunidade, aos 18 minutos, com um escanteio.
Depois dessa chegada, o Auckland não conseguiu reagir e ficou refém aos ataques do Al Ahly. Dos 22 aos 25 minutos, os egípcios finalizaram três vezes, com a mais perigosa sendo em uma defesa simples do goleiro Tracey.
Aos 47 minutos, o camisa 9 Abdelkader cortou para dentro e deu um passe para o Elshahat. Dessa forma, o camisa 14 limpou um jogador do Auckland e chutou forte com a perna direita, fazendo o gol da vitória parcial do Al Ahly. A bola foi no meio, mas o goleiro Tracey não conseguiu defender.
2º Tempo – Al Ahly mantém pressão e amplia placar com golaço
Na volta do intervaldo, o Al Ahly já teve um lance polêmico, aos 5 minutos. Isso porque o Abdelkader deu uma caneta no jogador do Auckland, entrou na área e deu um passe para o companheiro. A bola pegou na perna do defensor adversário e depois no braço. Com isso, muita reclamação em campo. O jogo foi paralisado para revisão, mas o árbitro seguiu o lance.
Com a alta pressão inicial, o Al Ahly chegou ao segundo gol após o Elsoulia, camisa 17, dar belíssimo passe para o Sherif sair cara a cara com o goleiro. Sendo assim, o atacante teve calma e só descolou.
Na sequência, o Sherif teve mais uma chance e outra bola enfiada, quebrando a linha defensiva do Auckland, mas chutou pelo lado esquerdo. Três minutos depois, o Elshahat, autor do primeiro gol, finalizou bem e o Tracey defendeu. No rebote, o Abdelkader deu passe para o camisa 14, porém foi travado.
Logo, a partida seguiu com o controle total do Al Ahly, no qual teve oportunidades de fazer mais. O Abdelkader, um dos destaques, limpou dois adversários e finalizou longe da meta. Após o lance, foi substituído. Aliás, o Auckland teve até uma chance de criar perigo em uma saída errado dos egípcios, porém demorou para definir e a zaga cortou.
A partir daí, o Al Ahly buscou o terceiro gol e teve êxito. O camisa 23 Percy Tau deu dois chutes bons antes de balançar a rede. O sul-africano recebeu um passe de calcanhar do Kahraba, conduziu e deu uma cavadinha tirando do goleiro Tracey. Inclusive, semelhante ao gol do Gabigol na Supercopa.
Por fim, no último minuto do jogo, o zagueiro Mitchell foi expulso após cometer falta perto da grande área. Sendo assim, o Auckland ficava com um a menos, porém sem prejudicar devido ao placar e ao tempo. Na cobrança, a bola foi na barreira e no rebote o Elsoulia, autor do segundo gol, finalizou para defesa do goleiro. Após, o juiz encerrou a partida.