Ano novo, problemas velhos. O Flamengo divulgou a lista de relacionados na manhã dessa quarta-feira com dois desfalques por problemas físicos. O goleiro Diego Alves sentiu dores no joelho, enquanto o zagueiro Léo Pereira apresentou desgaste muscular.
Então, os dois se somam a Rodrigo Caio e Ramon no Departamento Médico. O camisa 3 se recupera de uma infecção após artroscopia no joelho direito. A comissão técnica do clube não conta com o zagueiro para o mês de fevereiro. Ou seja, muito dificilmente o defensou entra em campo na final da Supercopa contra o Atlético-MG. Por isso, a diretoria busca a contratação de um zagueiro para o primeiro semestre de 2022, segundo a ESPN.
Leia mais: Projeção Tática: Estreia de Paulo Sousa no Flamengo
Já Ramon se recupera de uma lesão muscular na coxa e faz exercícios na fisioterapia. O lateral, inclusive, estreou um aparelho de realidade virtual do clube para auxiliar na recuperação de lesões. O Rubro-Negro é o pioneiro da tecnologia do Brasil. Além disso, Ramon atrai o interesse de alguns clubes de Portugal e Espanha.
Além das lesões, tem outro velho problema do Flamengo
A lista de desfalques rubro-negra também conta com Arrascaeta e Isla. Isso porque ambos estão retornando após atuarem pelas suas respectivas seleções. Os jogadores tiveram boas atuações, com direito a gol do meia uruguaio. Ou seja, as convocações voltam a desfalcar o Flamengo. Dessa vez, na busca pelo tetra inédito do Campeonato Carioca.
Leia mais: #LeliaGonzales87anos: Coletivo Negro relembra estudo da antropóloga sobre termo “Framengo”
No entanto, a lista podia ser maior ainda. Só não é maior porque Everton Ribeiro e Gabigol retornaram hoje ao Rio de Janeiro, após o jogo de ontem contra o Paraguai em Belo Horizonte. Ambos estão relacionados para o jogo contra o Boavista. Isso depois do camisa 9 jogar 17 minutos no primeiro jogo da seleção, enquanto o capitão rubro-negro atuou por 11 minutos na última partida.
Estreia de Paulo Sousa e dos profissionais
Assim, o Flamengo chega para a estreia do “Romantismo” contra o Boavista. Contudo, Paulo Sousa promete algumas mudanças táticas no time rubro-negro. A expectativa é que o português teste uma variação com três zagueiros ao longo do Carioca, podendo atuar em um 3-4-3, 3-4-2-1 ou até 3-4-1-2. Mas o treinador não descarta utilizar a formação mais usual nos últimos anos com dois zagueiros.
Leia mais: Gabigol é relacionado pelo Flamengo contra o Boavista; Confira a lista
Além disso, Paulo Sousa também imagina que Pedro e Gabigol possam jogar juntos no time titular. Há expectativa também pela estreia de Marinho, novo reforço rubro-negro. É tempo de testar, afinal o Campeonato Carioca é um laboratório para o Flamengo. Contudo, a paciência da Nação será fundamental para esse processo de mudanças.