Com duas vitórias em dois jogos disputados na Taça Guanabara, o Flamengo se prepara para mais um compromisso pelo Campeonato Estadual. Depois de golear a Portuguesa-RJ por 4 a 1 no último domingo, o Flamengo enfrenta o Madureira no Estádio Kleber Andrade, em Cariacica, na próxima quarta (18). E o Mais Querido defende uma invencibilidade de 16 anos contra o adversário.
Tradicional time do estado do Rio de Janeiro, o Madureira não vence o Flamengo desde 2007. Curiosamente, a última vitória do Tricolor Suburbano sobre o Rubro-Negro foi no primeiro jogo da final da Taça Guanabara daquele ano, com gol do volante Maicon, que tempos depois se destacou pelo Grêmio.
Leia mais: Flamengo x Madureira: horário, onde assistir e provável escalação
No entanto, no segundo jogo da final, o Flamengo conseguiu levantar o troféu após vencer por 4 a 1 no Maracanã, com gols do centroavante Souza (2x), Renato Augusto e Renato Abreu. 2007 também reservou outra das 14 vitórias do Madureira na história do confronto. Na primeira fase da Taça Guanabara o time do subúrbio Carioca goleou o Flamengo por 4 a 1, com quatro gols do atacante Marcelo.
Desde a derrota no jogo de ida da final da Taça Guanabara de 2007, Flamengo e Madureira se enfrentaram 16 vezes. Foram 12 vitórias do time da Gávea e quatro empates; a última vez em que o Madureira conseguiu tirar pontos do Mengão foi em 2015, há sete temporadas, o que mostra a subida de patamar do clube.
Retrospecto geral entre Flamengo e Madureira
Desde o primeiro jogo em 1934, amistoso que terminou empatado em 2 a 2, Flamengo e Madureira se enfrentaram em 150 ocasiões, com ampla vantagem rubro-negra. Até hoje foram 108 vitórias do Flamengo, 28 empates e 14 vitórias do Madureira.
Assim, nos 150 duelos, o Mais Querido marcou 408 gols e sofreu 136. Ou seja, o Mengão tem uma média de 2,72 gols marcados por jogo contra o adversário, uma ótima estatística.
Último confronto
A última vez que os dois times se encontraram foi em 2022, pela sétima rodada da Taça Guanabara. Assim, sob o comando de Paulo Sousa, o Flamengo precisou correr atrás do resultado. Isso porque o Madureira, jogando em casa no Conselheiro Galvão, abriu o placar aos dois minutos, com Ygor Catatau..
Mas na segunda etapa o Flamengo conseguiu impor seu jogo e venceu de virada, com gols de Everton Ribeiro e Willian Arão.