Em vídeo divulgado pelo canal The Coaches, o treinador Paulo Sousa relembrou um jogo marcante de sua carreira: a final da Champions de 1996. A partida, em questão, marcou o título da Juventus em cima do Ajax. O novo treinador do Flamengo era titular da Velha Senhora.
Embora o técnico faça uma análise tática, outro ponto do vídeo chama atenção para traçar um perfil de Paulo Sousa. O português já se mostrou ser um técnico bem detalhista e estudioso nos primeiros dias de Flamengo.
Leia mais: Flamengo encaminha saída de campeão da Libertadores para o Santos
Contudo, essas características parecem seguir Paulo Sousa desde os tempos de jogador. O ex-volante da Juventus relembrou longas conversas com o centroavante da equipe italiana, Gianluca Vialli, para falar sobre futebol.
“Toda semana, nós tínhamos a oportunidade de estarmos juntos, porque ele se mudou para o lado do meu prédio. Muitas vezes, ele batia na minha porta, sem importar a hora, para compartilhar o que tinha em mente. Queria falar sobre a equipe, o jogo, o que tínhamos que fazer e melhorar. Passamos muitas horas no apartamento dele falando sobre de muitos detalhes”, revelou o treinador.
Leia mais: Rivalidade? Paulo Sousa relembra Flamengo de 2019 e manda recado para Jorge Jesus
Em outro ponto da entrevista, Paulo Sousa fala da sua própria função no time italiano. A fala chama a atenção, porque o português era primeira volante e ele mesmo afirma que essa posição (ao lado do goleiro) é a mais importante de suas equipes.
“Eu sempre (estava) no primeiro passe da nossa construção, olhando para a frente, sempre proporcionando um jogo vertical para os nossos atacantes”, disse.
Os pedidos de Paulo Sousa
Em sua apresentação oficial, Paulo Sousa se mostrou bem impressionado com a estrutura do Flamengo. Mesmo assim, o novo comandante não deixou de propor melhorias ao módulo profissional do Ninho.
Por exemplo, Paulo Sousa pediu a instalação de um telão entre os campos 1 e 2 para realizar observações táticas durante os treinos. No entanto, o aparelho não é novidade no mundo do futebol: o também português José Mourinho utiliza o aparelho na Roma.
Leia mais: Real Madrid se planeja para levar astro do Flamengo na Copinha, diz site
Além disso, Paulo Sousa também chamou a atenção por pedir para traçar linhas no campo para dividi-lo em três setores. Funcionários do Flamengo receberam bem o pedido, porque o último treinador a utilizar essa metodologia foi justamente o português Jorge Jesus.
O volante Otávio comentou ao SporTV sobre essa metodologia no trabalho de Paulo Sousa e demonstrou conhecimento sobre o trabalho do treinador. Isso porque o brasileiro trabalhou com o técnico no Bordeaux, da França, em 2019.
“O estilo de jogo, da maneira com que ele lida é muito bom, porque ele trata sempre com a comissão em conjunto. Cada um pega um setor e depois faz um conjunto, todo mundo se ajuda”, revelou o volante brasileiro.
- Últimas notícias do Flamengo: Eleição, Gerson e Internacional
- Flamengo esfria interesse em atacante Cucho Hernández
- Rodrigo Caio, ex-Flamengo, pede apoio da torcida do Grêmio na luta contra o Z-4
- Brasileirão 2024: Flamengo tem mesmo desempenho do ano passado após 35 rodadas
- Tigres descarta investida em Gabigol; atacante deixará o Flamengo