Uma nova pesquisa sobre a eleição do Flamengo mostra o candidato do presidente Rodolfo Landim, Rodrigo Dunshee de Abranches, como favorito para a votação marcada para 9 de dezembro. Dunshee lidera a pesquisa com cerca de 40% dos votos.
Betsul 5 de 5 |
|
Luiz Eduardo Baptista (Bap) e Maurício Gomes de Mattos (MGM) estão empatados tecnicamente à frente, com Bap numericamente à frente (24,1% a 23%), mas com diferença bem inferior à margem de erro de 5 pontos.
➕5 perguntas para os candidatos a presidente do Flamengo: Futebol Feminino
A pesquisa estimulada incluiu ainda o nome do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello, que nesta sexta-feira (16) confirmou que não será candidato e vai apoiar MGM. Bandeira aparece com somente 3,6 dos votos. Os números entretanto não significam necessariamente que ele tenha pouco apoio entre o eleitorado do Flamengo, mas que o eleitor sabia que era improvável que ele se candidatasse.
Apenas 6,8% dos entrevistados se declararam indecisos neste cenário, enquanto 2,2% afirmaram que votariam em branco ou nulo.
Os nomes de Wallim Vasconcellos e Pedro Paulo não foram incluídos na pesquisa. Wallim foi citado por apenas 1,1% no cenário da pesquisa espontânea, que traz Dunshee com 37,6%, Bap com 21,9% e MGM com 21,4%.
Pesquisa também mediu avaliação da gestão Landim
A pesquisa foi realizada pelo instituto Datavox, de Campina Grande (PB), entre os dias 21 e 25 de julho, ou seja, antes de eventos importantes na campanha do Flamengo, como a aprovação da compra do terreno para o estádio que acabou virando tema eleitoral com protesto contra Bap, o ato em que Bap consolidou o apoio de uma série de expoentes da política rubro-negra que estiveram nas gestões Bandeira e Landim e, agora, o apoio de Bandeira a MGM.
Neste sentido, ainda que os números sejam fidedignos, eles podem não representar mais o cenário atual da corrida eleitoral.
A pesquisa também pediu a opinião dos sócios do Flamengo sobre a gestão Landim. Responderam que ela é ótima 39,6% dos eleitores, número parecido com a intenção de voto em Dunshee. Qualificaram a gestão como boa 36% dos sócios; para 13,6% ela é regular, para 5%, ruim, e para 3,6%, péssima.
Em relação à pesquisa do Instituto Mapear, feita em maio, e publicada em primeira mão pelo MRN, a principal mudança é o avanço de Dunshee, que já aparecia em primeiro lá, mas com Bap muito mais próximo. Além disso, a grande rejeição indicava uma dificuldade para Dunshee crescer.
O instituto Datavox não mediu rejeição, ou ao menos não incluiu esse informação no relatório sobre a pesquisa ao qual o MRN teve acesso.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- RMP elogia Flamengo de Filipe Luís: ‘Que diferença’
- Leo Fernández deixará o Peñarol; meia foi cogitado no Flamengo
- Rodrigo Mattos cita Gabigol ao questionar mau comportamento de Luiz Henrique
- Notas de Cuiabá 1×2 Flamengo: Crias se criando e zagueiros zagueirando
- De contrato novo e na mira da Europa, Lorran termina 2024 no ‘fim da fila’ no Flamengo