Com todo o imbróglio e as polêmicas envolvendo a licitação do Maracanã e o Governo do Rio de Janeiro nas últimas semanas, o Flamengo está firme na ideia de construir um estádio próprio. O presidente Rodolfo Landim chegou a se reunir com o prefeito Eduardo Paes, para tratar do assunto.
Atual gestor do Maracanã, junto com o Fluminense, o Flamengo está insatisfeito com o Governo do Estado e cogita desistir de participar da próxima licitação do Maracanã. Apesar de ter uma boa relação com o governador Cláudio Castro, a diretoria Rubro-Negra não gostou dos termos que foram divulgados do edital, e do posicionamento de liberar o estádio para o Vasco jogar.
Leia mais: Torcedores do Flamengo espalham faixas pelo Rio com distância até o ‘inferno’
Mas a preocupação da alta cúpula do Mais Querido, é se haverá problemas parecidos no futuro, trazendo insegurança jurídica. Portanto, parece que desta vez o tema estádio próprio não é uma cortina de fumaça. Existem conversas e estudos em andamento sobre áreas e terrenos para a construção.
E o Mundo Rubro Negro fez uma lista dos possíveis lugares da nova casa do Flamengo, com localização e informações. Na imagem a seguir, onde ficam os terrenos, tendo o Maracanã, Gávea e Ninho do Urubu como referências. Confira:
Parque Olímpico
O terreno mais especulado e um dos preferidos da diretoria do Flamengo é o do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. Isso porque os dirigentes não querem um terreno pequeno, o intuito é construir também uma praça esportiva que comporte o mesmo que o Maracanã.
O local pertence ao Governo Federal e a empresas privadas, mas não haveria dificuldades no diálogo com Brasília. O terreno e os aparelhos do Parque pertencem a cinco entidades: Governo Federal, Prefeitura do Rio, Concessionária Rio Mais, Comitê Olímpico do Brasil e a empresa GL Events.
Apesar de ser um dos favoritos, o que pesa contra o espaço é o difícil acesso dos torcedores, pela falta de transporte público.
Deodoro
Deodoro é outra possibilidade, uma das preferidas pelo torcedor. Isso porque a mobilidade urbana é favorável. O local é na Avenida Brasil, próximo da Transolímpica (que liga Deodoro a Barra) e onde será construído um terminal de BRT. O acesso ao trem também é perto do local, e existe espaço para construção de estacionamentos.
A região pertence ao Exército, é cercado pela Vila Militar, e poderia ser adquirido pelo Flamengo sem custos. A prefeitura iria adquirir ou trocar o terreno com o exército, e em contrapartida, caberia ao Flamengo fomentar a região.
Enquanto isso, o prefeito Eduardo Paes falou aos dirigentes Rubro-Negros que a negociação com a União pode ser mais simples do que com a iniciativa privada.
Gasômetro
Nesta semana também surgiu a informação de que o Flamengo tem como principal desejo um terreno no Gasômetro, quase ao lado do Maracanã. Ou seja, a região seria a de mais fácil acesso, em uma área central da cidade, que conta com trem, metrô, é perto da Rodoviária Novo Rio e é interligado por vias importantes como a Avenida Brasil e túneis vindo da Zona Sul da cidade.
O terreno possui 116 mil m² e é localizado na Avenida Francisco Bicalho, apenas dois quilômetros de distância do Maracanã, na região do Gasômetro de São Cristovão, Zona Portuária.
Entretanto, o local pertence ao Governo Federal e o Flamengo precisaria negociar a compra do terreno.
Terra Encantada
E por último, portanto, o terreno que já é especulado como alvo do Flamengo há anos. O local é onde funcionava o parque temático Terra Encantada, na Zona Oeste. Pertence a uma empresa privada, do ramo imobiliário.
O terreno já tinha sido pensando para construção do estádio próprio em outras gestões, mas não foi para frente por conta do alto valor.
São 200 mil m², localizados na Avenida Ayrton Senna, Barra da Tijuca.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Time com mais viradas no Brasileirão, Flamengo tem número baixo em 2024
- RMP elogia Flamengo de Filipe Luís: ‘Que diferença’
- Leo Fernández deixará o Peñarol; meia foi cogitado no Flamengo
- Rodrigo Mattos cita Gabigol ao questionar mau comportamento de Luiz Henrique
- Notas de Cuiabá 1×2 Flamengo: Crias se criando e zagueiros zagueirando