“Está saindo da jaula o monstro”. A instalação do gramado híbrido do Maracanã está avançando e está perto do fim. Com previsão de término em março, a obra conta com uma máquina de costura, vinda da Bélgica.
Além disso, o Flamengo também vai utilizar a mesma tecnologia do estádio no Ninho do Urubu. Isso porque a ideia é ter as mesmas condições de campo de jogo nos treinos rubro-negros. Com isso, os jogadores do Mais Querido vão treinar em um gramado com a mesma técnica utilizada no CT do Paris Saint-Germain, conforme revelou o executivo da empresa que instala a grama.
Em vídeo divulgado pela Maraca TV, o CEO do estádio, Severiano Braga, apresentou o novo gramado à imprensa e falou sobre as expectativas do novo tapete.
“A gente começou a fazer esse trabalho no Maracanã com relação à mudança de tecnologia. Estou muito satisfeito como que está. É um marco para o Maracanã”, disse.
A nova tecnologia do Maracanã
O gramado híbrido do Maraca vai contar com uma mistura de 90% de grama natural e 10% sintética. Marc Vercammen, executivo da empresa suíça GrassMax Systems, falou sobre o andamento da instalação do novo tapete do Maracanã. Além disso, ele também revelou como o gramado vai suportar a grande quantidade de jogos no estádio por ano.
“Toda a obra já começou antes do Natal. A Greenleaf tirou a capa, porque mudamos a capa superior da areia, colocando 15 centímetros da areia nova. Agora a máquina de costurar chegou há dez dias. O sistema reforça, então, vai ajudar a estabilidade, vai evitar danos e deformações no campo, com o qual o campo pode receber quatro vezes mais jogo do que nas condições normais”, disse.
Leia mais: Valorizado! Conselho Deliberativo vota novo patrocínio dos meiões do Flamengo
Vercammen também confirmou que a máquina de costura também será utilizada no Ninho do Urubu. Sendo assim, o Centro de Treinamento do Mengão passa a ter a mesma grama utilizada nos maiores clubes e torneios do mundo.
“Todos os clubes na primeira divisão da Inglaterra têm o sistema (híbrido). Leeds (United), Leicester City, Tottenham, Real Madrid, (Athletic)Bilbao, Espanyol, Barelona. A final da Copa do Mundo do Qatar vai ser jogada nesse sistema também, porque é uma obrigação da FIFA utilizados no Mundial tem que ser costurado com essa tecnologia.”