Baixo nível técnico: Por mais que seja tradicional, por mais que exista rivalidade, por mais que não falte memória afetiva (o gol do Rondinelli, o gol do Pet, o gol do…Márcio Araújo?) é preciso aceitar que, tal qual aquela criança que tirava dez em matemática na quarta série e se tornou um adulto que não consegue calcular os 10% do garçom sem usar o celular, o Caiocão, com o passar dos anos, acabou deixando para trás muito do seu potencial.
Do mesmo autor: A hora e a vez de Vinícius Júnior?
O que antes era um torneio rentável e badalado se tornou uma competição deficitária com alguns jogos passando, por exemplo, depois da novela bíblica na Record. O que já foi uma competição de alto nível técnico se transformou num torneio de juvenis e times mistos. Nesse sentido, o torneio só não vai começar com time misto ou juvenil para os clubes cujo time titular já é um mistão com juvenis.
A verdade é que, se você torcedor, vai mesmo encarar o Cariocão 2022, é importante estar preparado para acompanhar partidas ruins, disputadas em campos precários, com só a FERJ lucrando e grandes chances de que o craque da competição ser realmente o youtuber Casimiro Miguel.
Experiências
E se o Cariocão não é exatamente a principal competição do Flamengo em 2022 – ainda que, obviamente, se não for campeão vai ter pichação na Gávea – ele vai acabar tendo, mais uma vez, o mesmo papel que teve nos últimos anos, que é o de ser a etapa final da pré-temporada rubro-negra, permitindo que o português Paulo Sousa prepare o elenco para os torneios mais importantes que irão acontecer logo depois.
Mais: Preparador físico de Paulo Sousa revela amizade com dois ex-Flamengo, bastidores do acerto e métodos de trabalho
Isso significa que não só iremos disputar as três primeiras partidas com uma equipe sub-21, com alguns reforços pontuais de jogadores jovens do elenco principal. Mas também, mesmo depois que o elenco principal começar a entrar em campo, isso deve acontecer de maneira gradual e ainda no processo de preparação do elenco programado pelo novo treinador; que começou recentemente os treinos e deve precisar de um período mínimo para deixar o time com a sua cara.
Ou seja, por mais que a diferença exorbitante de investimento entre o Flamengo e seus adversários deixe a equipe rubro-negra com a obrigação de ter um papel dominante no futebol estadual, quando acontecer aquele empate em 2×2 entre o nosso time de juniores e o Boavista na Ilha do Governador talvez ainda seja cedo demais pra começar a pedir demissão de técnico, vamos tentar manter a calma.
Confusão
Por isso, se qualquer torneio organizado pela FERJ já iria tender ao caos, pelo regulamento de gincana em que a Taça Guanabara classifica pra Taça Rio e a Taça Rio classifica pro Interclasses, imagine um torneio organizado pela FERJ durante uma pandemia global; num estado que vem sendo fortemente atacado por uma nova variante de Covid.
O simples fato do Campeonato Carioca existir e ser disputado até o final é sim uma grande mistura. Daquela tenacidade que apenas o brasileiro tem com aquela capacidade de resolução de problemas debaixo de sol forte que apenas o carioca apresenta.
Então esteja preparado para, a partir desta quarta-feira, encarar o pacote completo do nosso estadual favorito: não saber quem se classifica pra onde quando; ter partida mudando de data sem explicação aparente; cartola reclamando da federação ainda que vote a favor de tudo que a federação propõe; e ter ao menos um jogador de clube grande falando que o estadual é uma palhaçada/tem que acabar/é uma várzea.
Bem-vindo de volta, Cariocão. Você é terrível, mas a gente sentiu sua falta.
Siga João Luis Jr no Medium.