14 das 16 vagas para as oitavas de final da Copa do Brasil já estão preenchidas, e 12 times estão na Série A. Esse número ainda pode aumentar para 14 de 16, colocando o nível desta edição no alto. O Flamengo confirmou a classificação após vencer o Altos-PI por 2 a 0 na última quarta-feira (11).
Confira os 14 times que já estão classificados:
- Flamengo
- Palmeiras
- Corinthians
- Athletico-PR
- Botafogo
- Fortaleza
- Atlético-GO
- Bahia
- Cruzeiro
- América-MG
- Fluminense
- Ceará
- São Paulo
- Santos
Leia Mais: Muita grana: premiação da Libertadores aumenta em 2022
O Atlético-MG, atual campeão, também está com o pé nas oitavas de final, já que venceu o jogo de ida contra o Brasiliense, tecnicamente inferior, por 3 a 0 no Mineirão. O jogo de volta acontece no dia 22 de maio, às 19h (Horário de Brasília), no Estádio Kleber Andrade.
Goiás e Red Bull Bragantino também vão definir a vida no fim do mês, no dia 31 de maio, às 21h30. O primeiro jogo foi vencido pelo Red Bull Bragantino, pelo placar de 2 a 1, e os goianos ainda tem esperança de conseguir a remontada fora de casa.
Quem o Flamengo pode enfrentar?
O sistema de sorteio da Copa do Brasil não possui potes, e por isso, os sorteio podem dar qualquer confronto. O regulamento do torneio permite que todos os encontros sejam possíveis dos clubes que ainda estão vivos na competição, e o Mais Querido pode pegar tanto adversários diretos aos títulos nas últimas temporadas, como Palmeiras e Atlético-MG, caso confirme a vaga, como também pode ter um clássico pela frente, contra Botafogo ou Fluminense. Os alvinegros venceram os rubro-negros pelo Brasileirão no último final de semana, e os tricolores foram campeões cariocas em cima do time de Paulo Sousa.
Em 2021, o Coritiba foi o adversário do Flamengo nas oitavas de final, e o Rubro-Negro saiu vencedor nos dois jogos, por 1 a 0 e 2 a 0, respectivamente. Nas quartas de final, o ABC foi a vítima, e o Mais Querido venceu por 6 a 0 fora de casa, e 1 a 0 em casa. No entanto, não teve a mesma felicidade na semifinal, contra o Athletico, que avançou para a final eliminando o Flamengo após vencer o segundo jogo por 3 a 0 no Maracanã. Fora de casa, o jogo havia dado empate em 2 a 2.