O Franca é o mais novo campeão do NBB. Nessa quinta-feira (9), o time paulista venceu o Flamengo por 80 a 65 no jogo 4 das finais, fechando a série em 3 a 1, e conquistou o título inédito da competição. Apesar da derrota, o ídolo Olivinha mandou um recado no Twitter agradecendo a todos pelo apoio durante a temporada.
“Terminamos na 2ª colocação essa temporada do NBB. Uma forma diferente de terminar a temporada já que nas últimas 9 edições chegamos a 7 finais e conquistamos 6 títulos. Essa foi a 1ª vez que saí derrotado em uma final de NBB. Difícil encontrar palavras agora, só agradecer mesmo”, publicou em seu perfil oficial na rede social.
Leia Mais: Rafa Mineiro avalia temporada do Flamengo e fala após vice no NBB
O Rubro-Negro não se encontrou em quadra no Ginásio Pedrocão. Com a casa cheia, o Franca não teve qualquer dificuldade para vencer o Flamengo. No primeiro quarto, a equipe paulista venceu o atual campeão do NBB por 28 a 8. No segundo quarto, a partida foi mais equilibrada, com o Franca vencendo por 21 a 18. Na etapa final, os donos da casa apenas administraram a vantagem e mantiveram a folga importante no placar até o final, vencendo por uma diferença de 15 pontos.
O destaque da decisão foi o ala-pivô e capitão do Franca, Lucas Dias, com direito a duplo-duplo: 19 pontos e 14 rebotes. Ele foi eleito pela organização do NBB como MVP das finais. O ala argentino Santiago Scala e o jovem ala-pivô Márcio contribuíram com 14 pontos cada. Pelo Flamengo, o ala-pivô Rafael Mineiro fez 24 pontos e foi o cestinha da partida.
O Flamengo fecha a temporada 2021/22 com dois títulos. Levantou o troféu do Cariocão pela 47ª vez em outubro do ano passado, derrotando o Mesquita por 91 a 61. Já em março deste ano superou a equipe espanhola do San Pablo Burgo , por 75 a 62, e conquistou o bicampeonato intercontinental em partida realizada no Cairo, capital do Egito.
Com a conquista, o Franca voltou a ser campeão brasileiro de basquete depois de 23 anos e, de quebra, levantando pela primeira vez a competição no novo formato, disputado desde 2008. A equipe paulista agora tem 12 títulos nacionais, enquanto o Flamengo 8, sendo 7 no NBB.