Tite teve que explicar decisões e responder questionamentos após o Flamengo perder para o Peñarol no Maracanã, nesta quinta-feira (19), e largar em desvantagem nas quartas da Libertadores. O treinador deu a entender que não classificou a atuação como péssima, como faz a maioria, e tratou a efetividade como problema ao afirmar que time fará gol no Uruguai com “metade das chances”.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
“Grande oportunidade de quebrar essa escrita (Não vencer Peñarol no Uruguai). É histórico, não é assim? Temos totais condições de chegar lá e fazer. Foi um jogo de efetividade. Com dois minutos ou três faz o gol, e trabalha em cima do resultado. Fomos afoitos em alguns momentos, precipitamos em outros, e o goleiro teve felicidade também. Vai criar metade das oportunidades que criou hoje e vai fazer gol lá. Me cobra depois.”
➕ Derrota para Peñarol no Maracanã encerra série invicta do Flamengo na Libertadores
Os números corroboram ao menos com a análise de falta de efetividade de Tite. Isso porque o Flamengo acertou seis dos 20 chutes na direção do gol (30%), enquanto o Peñarol chutou no alvo duas vezes de 11 tentativas (18%) e conseguiu abrir o placar. Contudo, vale destacar que nenhum atleta rubro-negro teve a chance de finalizar como Cabrera no lace do gol: completamente livre e quase na pequena área.
A melhor chance do Rubro-Negro foi em cruzamento de Arrascaeta para Bruno Henrique, mas a cabeçada do camisa 27 parou no goleiro. Segundo o portal estatístico “Sofascore”, essa foi a única chance realmente clara de gol do Rubro-Negro no jogo. Afinal, a maioria das finalizações foi com muitos adversários na frente ou em disputas aéreas.
Treinador projeta Peñarol mais ofensivo apesar de resultado favorável
Apesar do Peñarol ser um time com média de 44,5% de posse de bola na Libertadores, índice que foi de 24% contra o Flamengo, Tite projeta um adversário que sairá mais para o jogo em casa. Ao garantir novamente que o Rubro-Negro vai marcar gol no Uruguai, ele cita a esperança de enfrentar rival que concederá mais espaços.
“A gente já conquistou uma série de resultados importantes e essa é uma nova oportunidade para reverter isso fora. Já buscamos na altitude, contra o Palmeiras, contra o Bahia em outra circunstância. Está aí a oportunidade. Gol nós vamos fazer lá, é um adversário que vai ter que sair mais”, disse Tite.
O treinador também avaliou as chances claras de gols criadas pelo time durante os 90 minutos e citou três lances diferentes que se tornaram jogadas de finalização.
“Quando os espaços são menores para criar, vão acontecer mais erros de passes. A busca é de finalizações de média distância, como foi a do Alcaraz, no rebote, em que ela acabou batendo no zagueiro, que seria uma possibilidade real de gol. Ou cruzamentos para ter jogadores de área para a finalização, que foi a bola do Bruno Henrique no primeiro tempo. E a do segundo, do corte, em que ele traz para dentro e finaliza”, finalizou o treinador na coletiva.
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo entrega presentes de Dia das Crianças para filhos dos jogadores
- Flamengo pode lucrar com Richard Ríos no Manchester United
- Conheça Matheuzinho, meia especulado no Flamengo para 2025
- Ingressos Flamengo x Fluminense: vendas abertas para Nação
- Michelle confia em evolução do Sesc Flamengo para vencer Fluminense na final do Carioca