Nesta terça-feira (16), Flamengo e Fluminense se encontram mais uma vez na temporada. Apenas neste ano, o Clássico das Multidões aconteceu três vezes: são duas vitórias para o Fluminense, e uma para o Flamengo. Para reverter o retrospecto recente favorável ao tricolor, o Mais Querido entra em campo com os grandes carrascos do Fluminense.
Na história do Fla x Flu, o maior artilheiro é rubro-negro: Zico, com 19 gols marcados. No entanto, os jogadores do atual elenco demonstraram que também sabem balançar as redes contra o rival carioca. Por isso, o MRN mapeou quais são os cinco artilheiros do Flamengo que mais marcaram gols contra o Fluminense, nos últimos anos. Confira o ranking:
Leia mais: Flamengo x Fluminense: horário, onde assistir e provável escalação
5º — Arrascaeta, Gerson e Everton Ribeiro: 1 gol
O trio rubro-negro abre o Top 5. A princípio, Arrascaeta, Gerson e Everton Ribeiro marcaram um gol cada contra o Fluminense. O único gol do camisa 7 contra o Fluminense aconteceu em 2019, na vitória do Mais Querido na semifinal do Campeonato Carioca. Na ocasião, o meia balançou as redes de pênalti.
Já o Coringa, marcou seu gol em outubro de 2019, pelo Brasileirão. Em jogada com marca registrada, Gerson driblou o adversário na entrada da área e chutou no cantinho para marcar o gol da vitória do Flamengo, por 2 a 0.
Arrascaeta fecha o trio no Top 5. Em 2021, o uruguaio marcou de cabeça para abrir o placar contra o tricolor pelo Brasileirão. No entanto, o Mais Querido sofreu a virada no segundo tempo.
4º — Ayrton Lucas e Filipe Luís: 2 gols
A dupla de laterais gosta de balançar as redes do clássico. Primeiro, Filipe Luís marcou seus dois gols ainda em 2020: um na semifinal do Carioca, e outro na nona rodada do Brasileirão. Pelo Carioca, Filipe recebeu um passe impecável de Gabigol de calcanhar, e afundou o pé esquerdo para ampliar o placar do Mengão. No Brasileiro, o lateral-esquerdo chutou forte para fazer o único gol do Fla no duelo.
Por fim, Ayrton Lucas, que chegou na última temporada, também já mostrou serviço no Fla-Flu. Ambos os gols aconteceram neste ano, pelas finais do Campeonato Carioca. No jogo de ida, arrancou para marcar o segundo gol do Fla na vitória por 2 a 0. No segundo jogo da final, Ayrton Lucas fez valer a lei do ex, mas não evitou a virada do Fluminense na decisão estadual.
3º — Pedro: 3 gols
Abrindo o Top 3, o artilheiro Pedro. Contra seu ex-clube, o camisa 9 já marcou gols em três ocasiões, todas pelo Campeonato Carioca. Sua primeira lei do ex foi na final da Taça Rio de 2020, marcando um golaço sem chances para o goleiro. No jogo de volta da decisão, Pedro marcou de cabeça e carregou a disputa para os pênaltis, mas assistiu o Fluminense sair campeão.
Já seu último gol, aconteceu nesta temporada. Pela final do Carioca, o centroavante balançou as redes tricolores com um chutaço com a perna direita, e colocou o rubro-negro na frente.
Para o primeiro duelo na Copa do Brasil, Pedro é a principal baixa confirmada. O camisa 9 sofre com problemas na coxa, e tenta se recuperar para o jogo de volta das oitavas de final.
2º — Bruno Henrique: 4 gols
O rei dos clássicos também sabe marcar contra o Fluminense. Em quatro oportunidades, o camisa 27 marcou no Brasileirão e Campeonato Carioca. O primeiro gol do atacante em Fla-Flu aconteceu ainda em 2019, quando marcou duas vezes na vitória do Mengão no Brasileiro. Em seguida, voltou a balançar as redes contra o Fluminense no final do mesmo ano, no segundo turno do Brasileirão.
Bruno Henrique voltou a marcar em 2020, na semifinal do Carioca, e abriu os caminhos da vitória rubro-negra. Em todas às vezes que o atacante fez gol no Fluminense, o Flamengo saiu de campo vitorioso.
1º — Gabigol: 10 gols
Por fim, na liderança isolada de carrascos do Fluminense, está Gabigol. Desde 2019 no Flamengo, o camisa 10 tornou o time das laranjeiras sua principal vítima com o Manto Sagrado: com dez gols marcados, sendo assim, o maior artilheiro do Fla-Flu neste século.
Ao todo, Gabigol já jogou 20 jogos contra o Fluminense, e fez gol na metade deles. Além disso, o artilheiro soma ainda 10 assistências. Com faro decisivo, os torcedores sempre acreditam no potencial de Gabigol para resolver para o Mengão. Portanto, sem Pedro no primeiro jogo, o camisa 10 lidera o ataque do time e pode voltar a marcar em Fla-Flus após oito meses.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Willian Arão cita ‘choro’ ao relembrar Flamengo 2×1 River Plate
- Filipe Luís detalha bastidor de título da Libertadores do Flamengo: ‘Significava demais’
- 5 anos do Bi: 5 adversidades que o Flamengo superou na campanha da Libertadores 2019
- Vinícius Júnior: horário e onde assistir Leganés x Real Madrid
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Fortaleza e Gerson