Recentemente, o Flamengo solicitou o retorno do goleiro César, que estava emprestado à Ferroviária, para reforçar o plantel na posição – após o empréstimo de Paulo Victor para o futebol turco. Desde o momento que Rodrigo Caetano assumiu o cargo de diretor executivo de futebol, o Flamengo tem recorrido cada vez mais para este tipo de negociação. Além de uma forma de dar mais oportunidades para os jogadores do grupo, o empréstimo de atletas é interessante para aliviar os cofres do clube – o Fla estima que vá economizar certa de R$ 12 milhões ao longo de 2017 com o realocamento de jogadores.
Hoje, o Rubro-negro tem 16 atletas emprestados para clubes de todos os cantos do mundo. Confira quem são estes atletas e como estão em suas respectivas equipes:
Paulo Victor:
Com 173 jogos, o goleiro revelado na Gávea é o jogador emprestado com mais jogos pelo Flamengo. Após insatisfação com a reserva na temporada passada, Paulo Victor foi emprestado, no início deste ano, para o Gaziantepspor, da Turquia. Atualmente, é titular e seu clube está na ultima colocação do campeonato turco – P.V levou 9 gols em 6 jogos. Com o empréstimo, o atleta teve seu vinculo com o Fla prorrogado até Julho de 2019.
Empréstimo até: 31/05/2018
Daniel:
Revelado pelo Flamengo, o jovem goleiro de 21 anos foi emprestado ao Maccabi Tel Aviv, de Israel, até Junho deste ano. No clube israelense, Daniel ainda não teve oportunidades e só esteve no banco de reservas em 4 jogos.
Empréstimo até: 01 /06/2017
Léo:
Contratado pelo Flamengo em 2014, o lateral-direito nunca conseguiu se firmar no Mais Querido. Desde então, foi emprestado ao Internacional (2015) e posteriormente ao Atlético-PR (2016). No Furacão, teve seu empréstimo renovado até o final desta temporada – por consequência, seu vínculo com o Fla foi prorrogado por mais um ano. Léo, atualmente, é reserva no clube paranaense – próximo adversário do Flamengo na taça Libertadores.
Empréstimo até: 31/12/2017
Thiago Ennes:
Sem espaço no atual elenco, o lateral-direito foi emprestado por um ano e meio ao União da Madeira. Com o empréstimo, Thiago Ennes, campeão da copinha em 2016, renovou seu vínculo com o Fla até fevereiro de 2019. Até o momento, o lateral não recebeu nenhuma oportunidade no clube português.
Empréstimo até: 30/06/2018
Rafael Dumas:
Em Janeiro, o zagueiro acertou seu empréstimo para o Global (Filipinas) por um ano. Na temporada passada, Rafael Dumas jogou no FC Goa, da Índia, onde foi comandado por Zico. Em 11 partidas pelo clube indiano, Dumas atuou dez vezes como titular.
Empréstimo até: 31/12/2017
Jonas
Sem conseguir se destacar no Fla, o ‘Schweinsteiger do Nordeste’ passou por Ponte Preta e Dinamo Zagreb (Croácia), antes de ser emprestado ao Coritiba. No clube paranaense, Jonas já disputou quatro jogos e é titular.
Em sua apresentação ao Coxa, o volante explicou que o excesso de vontade o atrapalhou em sua passagem pelo Fla e destacou o aprendizado na Europa.
– No Flamengo cheguei com uma vontade além do que era para chegar, acabei fazendo faltas. Mas passou, é ano novo, vida nova, vamos viver um grande ano agora com vitórias no Coritiba. Quero poder mostrar um grande futebol e esquecer aquilo que passou, que serve de aprendizado. É colocar em prática o que aprendi na Europa e fazer um grande ano – disse em entrevista coletiva.
Empréstimo até: 31/12/2017
Luiz Antônio
Campeão da Copa do Brasil em 2013, o meia é o jogador que vive melhor momento dentre os atletas emprestados. Após uma discreta passagem pelo Sport, Luiz Antônio teve um bom desempenho no retorno do Bahia à série A, no ano passado.
Com a tragédia envolvendo a Chapecoense, o Flamengo apresentou uma lista de jogadores que poderiam ser emprestados para auxiliar na reconstrução do clube de Chapecó, Luiz Antônio foi o atleta escolhido. No clube catarinense, o meia é titular e já fez dois gols nesta temporada. Apesar da boa fase, o jogador não retornará ao Mais Querido, seu contrato com o Fla se encerra ao fim do empréstimo à Chapecoense.
– Foram 12 anos, desde o mirim. É difícil. Fui criado, sempre fui Flamengo, e é um fim por opção minha. Eles me ofereceram mais um ano, mas não foi significante. Pelo que fiz fora, acho que poderia ser um pouquinho mais valorizado, mesmo que tenha mágoa do passado, porque acho que ficou um pouco. Tive história no Flamengo, é difícil, complicado, mas pretendo um dia voltar e terminar a carreira. É minha casa. Sou Flamengo de coração. Agradeço por tudo que fez, ao torcedor, que é sensacional. Tive erros, ficou a mágoa, mas passa. Um dia termina o ciclo no clube. É uma página virada. Vida que segue – afirmou o atleta ao GE.
Empréstimo até: 31/12/2017
https://www.youtube.com/watch?v=StjLMGOC3cw
Trindade:
Após a passagem pelo Goa, no ano passado, o volante campeão da Copa São Paulo foi para o Ceará. No vovô, Trindade esteve em campo em apenas três oportunidades.
Empréstimo até: 31/12/2017
Canteros:
Emprestado ao Vélez Sarsfield (Argentina) desde a temporada passada, o meia argentino segue com a mesma inconsistência dos tempos de Flamengo. Desde que retornou ao clube de Buenos Aires, Canteros disputou doze jogos pelo Vélez. Após um razoável começo, que lhe rendeu a titularidade, perdeu espaço no clube.
Empréstimo até: 30/06/2017
Luiz Philipe Muralha:
Muralha é um dos poucos remanescentes da geração campeã da Copinha 2011 que ainda pertencem ao Flamengo. Após passagens por Portuguesa, Bragantino e Luverdense, o volante de 24 anos foi emprestado ao Pohang Steelers (Coréia do Sul). Pelo clube asiático, disputou 22 partidas e fez um gol. Assim como no caso do Luiz Antônio, seu contrato com o Fla se encerra ao fim do empréstimo.
Empréstimo até: 31/12/2017
Gabriel Ramos:
O meia-direita foi contratado pelo Flamengo, em 2016, para jogar no sub-20. Sem espaço no elenco principal em 2017, Gabriel Ramos foi emprestado recentemente ao Cuiabá, para adquirir experiência. Após duas semanas treinando, encontra-se a disposição para atuar no campeonato Mato-Grossense.
Empréstimo até: 16/10/2017
Paulinho:
Campeão da Copa do Brasil em 2013, Paulinho segue tentando reencontrar seu melhor futebol. Após discreta passagem pelo Santos, o atacante foi emprestado ao Vitória em 2017. No rubro-negro baiano, tem participado efetivamente das partidas – esteve presente em 14 jogos e marcou um gol.
Empréstimo até: 31/12/2017
http://https://www.youtube.com/watch?v=TFEZfUb2U_8
Nixon:
Tentando retomar a carreira após sofrer com muitas lesões, Nixon está atualmente no Red Bull-SP. Na equipe paulista, esteve presente em 7 jogos – começando como titular em 3 – e marcou um gol.
Empréstimo até: 30/11/2017
Rafinha:
Sem conseguir corresponder às expectativas após seu bom início no Flamengo, Rafinha foi emprestado seguidas vezes pelo clube. Atualmente está no Thai Honda FC (Tailândia), onde é titular – em 5 jogos, não marcou nenhum gol.
Empréstimo até: 31/12/2017
Douglas Baggio:
Baggio é mais um atleta promissor revelado na base que está tentando buscar seu espaço. Após passar pelo Luverdense, o atacante foi emprestado ao Ceará. No vovô, é titular e esteve presente em 7 jogos – marcou um gol.
Empréstimo até: 30/11/2017
Daniel dos Anjos:
Uma das grandes promessas da base rubro-negra e artilheiro do sub-20 na temporada passada, Daniel foi emprestado ao Atlético-GO até o fim do campeonato goiano – com opção de renovação até dezembro de 2017. Pelo Dragão, esteve em quatro jogos e ainda não marcou.
Empréstimo até: 31/05/2017
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.