Nesta segunda-feira (1º), Palmeiras e Corinthians se enfrentam no Allianz Parque, às 20h, no jogo que fecha a 13ª rodada do Brasileirão. Será a 10ª rodada desta edição que o time paulista entrará em campo depois do Flamengo, o que representa não só tempo de descanso muito diferente para times que disputam título, como também parece indicar um trabalho ruim do Fla junto a CBF.
Bet365 4.9 de 5 |
|
Flamengo e Palmeiras jogaram no mesmo horário em três rodadas, incluindo o jogo que se enfrentaram pela terceira rodada. Todos os outros 10 jogos disputados até aqui foram em horários distintos, sempre com os paulistas entrando em campo depois do Rubro-Negro.
➕ Gerson cresce de produção e lidera Flamengo desfalcado no Brasileirão
Alguns casos foram emblemáticos. O principal certamente foi a sequência que evolveu justamente o confronto entre as equipes. O Flamengo jogou no gramado sintético do Allianz Parque no dia 21 de abril e viajou para jogar na altitude de 3.400 metros de La Paz, pela Libertadores, no dia 24. No entanto, ainda assim a CBF manteve clássico com o Botafogo para às 11h do domingo, dia 28.
A equipe entrou em campo com média de descanso entre os jogos e viagens menor que 60 horas para enfrentar o rival e o forte calor em um ensolarado Rio de Janeiro. O resultado foi derrota por 2 a 0, única do Fla em casa no torneio.
O Palmeiras, que já tinha jogado em casa antes de encarar o Fla, também precisou enfrentar altitude no meio daquela semana na Libertadores. O time jogou em Quito, a 2.500 metros acima do nível do mar. Mas não precisou correr na recuperação e enfrentar condições extremas, já que CBF marcou clássico com o São Paulo para às 20h da segunda-feira (29). Ou seja, 33 horas depois do Flamengo.
Já nesta rodada outro caso que chama a atenção. Enquanto o técnico Tite reclama de jogos em sequência com menos de 66 horas de descanso, e a CBF responde que discurso do treinador é incoerente, o Palmeiras conseguiu mudar data e horário de clássico com o Corinthians.
O jogo que seria neste sábado (29) passou para esta segunda-feira e fechará a rodada. O motivo foi pedido do alviverde para manter partida no Allianz Parque, já que estádio administrado pela WTorre recebeu evento neste fim de semana.
Sendo assim, a CBF dá a entender que não considera os pedidos do Flamengo sobre o tempo de descanso para evitar lesões, mas acata solicitação palmeirense para não precisar mudar de estádio.
Por outro lado, mantendo bons resultados e a liderança do campeonato, o Flamengo pode fazer disso uma vantagem. Afinal, mantém o Palmeiras pressionado para não deixar o Mengão disparar. Nesta segunda, por exemplo, derrota ou empate representará quatro ou três pontos de distância, respectivamente.
Veja comparativo de jogos de Flamengo e Palmeiras
O levantamento sobre jogos de Flamengo e Palmeiras no Brasileirão foi feito por Leo Magamon, do canal Lente do Magamon, e mostra que cenário seguirá nas próximas rodadas. Os jogos ja confirmados mantêm a escrita dos paulistas jogando depois.
Além disso, ainda que não oficializadas, as projeções de horários até a última rodada indicam que a única vez que o Fla será o último a entrar em campo será na 37ª rodada.
O fator técnico não é preponderante no quesito neste início de competição. Mas se manter durante todo o torneio é um sinal de alerta, já que os times devem disputar títulos do Brasileirão e de outros torneios, e sempre jogar sabendo resultado do Flamengo pode facilitar planejamento do Palmeiras.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Allan e Carlinhos podem deixar o Flamengo em 2025
- Dirigente do Flamengo cita Cucho Hernández para jornalista
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Arena da Floresta e Sub-20
- 4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
- Flamengo sub-20 vence Santa Cruz–AC na reinauguração Arena da Floresta