Wilton Pereira Sampaio será o árbitro de Palmeiras x Flamengo. O duelo, válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, ocorre no Allianz Parque, às 16h, neste domingo.
Natural de Goiás e quadro da Fifa, Wilton será auxiliado por outros dois conterrâneos: Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa) e Cristhian Sorence. Além dos assistentes, o paulista Ilbert Estevam ocupa a posição de quarto árbitro.
Longe dos gramados, Elmo Alves Resende Cunha (GO) comanda ao lado de Edson Antonio de Souza (GO) e Sérgio Corrêa da Silva (RJ).
Leia também: Análise: David Luiz traz características raras ao Flamengo, confira o vídeo
Depois de uma longa espera de 12 dias, a Nação volta a ver o Mais Querido em campo! Dessa forma, para não perder nada sobre o clássico Palmeiras x Flamengo, o Mundo Rubro-Negro apresenta os números do veterano árbitro Wilton Pereira Sampaio.
Desempenho do árbitro de Palmeiras x Flamengo
São 27 jogos do Flamengo sob o comando de Wilton Pereira Sampaio. O primeiro ocorreu em 2008, enquanto o último já foi marcado por uma grande vitória dos “Coringas de Renato”.
Válido pela 12ª rodada, Wilton apitou a goleada por 5 a 0 do Flamengo sobre o Bahia, em Pituaçu. Com um placar impressionante, o árbitro teve pouquíssimos problemas para acompanhar o ritmo do jogo e não cometeu erros.
Outra partida importante do Flamengo, na qual Wilton esteve presente, foi a final da Supercopa do Brasil de 2020. No Mané Garrincha, o Mais Querido amassou o Furacão pelo placar de 3 a 0.
Mas quem é árbitro não vive apenas de jogos tranquilos. Em 2019, comandou o empate amargo de 4 a 4 entre Flamengo e Vasco. Na época, o Flamengo estava se preparando para a final da Libertadores e quase com a mão na taça no Brasileirão.
Contudo, uma grande atuação do Vasco de Luxemburgo e falhas defensivas do Flamengo fizeram o Cruz-Maltino empatar no último lance. O juiz foi bem durante os 90 minutos, mas deixou de expulsar o atacante Ribamar que, após o término do clássico, deu um tapa na cara do zagueiro Pablo Mari.
Na atual temporada, Wilton Pereira Sampaio apitou 25 partidas e aplicou 100 cartões amarelos, sendo cinco resultando em expulsão. A média de quatro amarelos por jogo mostra que o árbitro mantém o padrão de número de advertências no futebol brasileiro.
Entretanto, o árbitro de Palmeiras x Flamengo é mais rígido quando apita grandes jogos. Em 3 partidas de Brasileirão, Wilton aplicou 16 cartões amarelos e 3 vermelhos, sendo uma expulsão realizada de forma direta.