Um dos maiores jogadores da história do futebol mundial, Ronaldo ‘Fenômeno’ treinou na Gávea, sede do Flamengo, durante boa parte do primeiro semestre de 2008. Na ocasião, o astro tinha rescindido seu vínculo com o Milan e pediu para usar as instalações do Mengão para se recuperar fisicamente. Mesmo que não tenha acertado com o Fla em seguida e ido para o Corinthians, Ronaldo marcou os atletas.
Terceiro goleiro do Mengo na época, o goleiro Paulo Victor, atualmente no Al-Ettifaq, contou momentos que viveu com o ‘Fenômeno’.
Leia também: PVC informa curiosidade sobre ida de Bruno Méndez ao Flamengo
”O Ronaldo meio que apareceu do nada e pegou todo mundo de surpresa. Eu era terceiro goleiro, e precisava de alguém para treinar com ele em horário alternativo. Sendo assim, eu pedi para ajudar. Uma das coisas que mais me marcou foi como ele era um cara que competia”, disse o arqueiro ex-Flamengo, ao ESPN.com.br.
Logo depois, Paulo revelou o alto nível de competitividade de Ronaldo sem sequer ter vínculo oficial com o Flamengo. Conforme dito por Victor, existia aposta por tudo nas atividades.
”Ele fazia uns 20 minutos enquanto eu aquecia e gostava que eu participasse do aquecimento dele. O atleta de alto rendimento precisa estar a todo momento competindo e incomodado. Ele gostava de apostar já no aquecimento. Ele falava: ‘Quem jogar a bola mais perto da linha paga isso’. Exigia a sua perfeição a todo momento”, prosseguiu.
Ronaldo fazia ‘cobranças’ no Flamengo
”Ele colocava alguma forma de competirmos, algum agrado ou flexão. Isso era um incentivo. Com o passar do tempo, vi como isso foi importante. Não aceitava nada mais ou menos, queria que eu pulasse sempre. Não chutava de qualquer jeito, mesmo quando estava cansado. Por isso foi um aprendizado que marcou a minha vida”, finalizou o goleiro ex-Flamengo.