O Flamengo já se estabeleceu como o clube com as melhores finanças do Brasil, mas o fato parece ainda incomodar parte da imprensa e os clubes paulistas. Após o Palmeiras passar mais de um ano tentando contratar Pedro, jornalistas tentam ligar no nome de Gabigol ao Corinthians. A ideia de tirar ídolos do Fla pode ser interpretada como tentativa de “resgate” do domínio de clubes de São Paulo no cenário nacional.
Na década de 90 e início dos anos 2000, São Paulo, Palmeiras e Corinthians contrataram jogadores do Flamengo com facilidade. Em momento de gestões muito ruins do Rubro-Negro, o clube viu promessas da base como Marcelinho Carioca e Djalminha deixarem o clube em 1993 para brilharem nos clubes paulistas. Além disso, perdeu o zagueiro da geração Júnior Baiano, que trocou o clube pelo São Paulo em 1995.
Leia mais: Flamengo x São Paulo: palpites e análises de jornalistas
Entretanto, o Flamengo mudou esse cenário a partir de sua reestruturação, e passou a fazer contratações com valores muito acima dos padrões brasileiros. Nos últimos anos, o Mengão contratou destaques de clubes brasileiros, como Arrascaeta e Bruno Henrique, e foi a escolha da maioria das estrelas que deixaram a Europa para retornar ao Brasil.
O protagonismo financeiro rubro-negro se aliou ao tamanho e força de sua torcida para elevar o patamar do clube em relação aos adversários. Os clubes de São Paulo perderam espaço na mídia e, como resultado, não são mais as primeiras escolhas dos jogadores.
As consequências estão aparentes também no campo. Com exceção do Palmeiras, os times paulistas não venceram muitos títulos ao longo dos últimos anos. Com a conquista do São Paulo na Copa do Brasil e o provável título brasileiro alviverde, 2023 será a primeira temporada com dois dos principais títulos do Brasil em oito anos.
O resultado é uma tentativa de tirar ídolos do Flamengo para se afirmar como principal mercado do país. Primeiro foi a vez de Pedro, apontado como insatisfeito no Rubro-Negro por duas temporadas e teve seu ligado ao Palmeiras. Agora, postais afirmam que Gabigol estaria interessado em jogar pelo Corinthians e especulam até que o Fla aceitaria negociar seu Camisa 10.
Em fim de contrato, Everton Ribeiro e Bruno Henrique também atraíram interesse do São Paulo. No entanto, a realidade é que dificilmente um jogador do Flamengo vai deixar o clube para se transferir diretamente para um time paulista. Além do Mengão, disputar todos os títulos, os adversários não possuem condição financeira para comprar os atletas.
Multa para tirar Gabigol do Flamengo é superior a R$ 500 milhões
As chances de Gabigol deixar o Flamengo rumo ao Corinthians são mínimas. Apesar de estar em baixa com a torcida, ele é o principal nome da geração de 2019 e um dos grandes ídolos do clube. Dessa forma, qualquer time que queira contar com o atacante terá que pagar a multa de 100 milhões de euros (R$ 536 milhões).
Sendo assim, o Corinthians não tem condição financeira de apresentar uma oferta pelo atleta. A estratégia poderia ser convencê-lo a assinar um pré-contrato no meio de 2024, mas Gabi já negocia renovação com o Rubro-Negro por mais cinco temporadas.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo x Fluminense: Daiane projeta final do Carioca Feminino
- Fortaleza x Flamengo: Vojvoda destaca importância de confronto direto no Brasileirão
- STJD define data para julgamento do Atlético-MG pelos eventos diante do Flamengo na Arena MRV
- Próximo adversário do Flamengo, Fortaleza não perdeu em casa no Brasileirão
- Bap pretende contratar português para compor diretoria do Flamengo, afirma jornalista