Buscando reforçar o elenco para a Copa Libertadores, o Flamengo teria aberto negociações com o volante Rômulo, que atualmente joga pelo Spartak Moscou, da Rússia. Em cinco temporadas no futebol russo, o jogador conviveu com bons e maus momentos. Recuperado das lesões, Rômulo tenta reencontrar o bom futebol e retornar à seleção brasileira.
Carreira
Revelado pelo Porto de Caruaru, Rômulo sempre chamou a atenção pelo potencial demonstrado. Em 2007, com apenas 17 anos, figurou na equipe titular do clube pernambucano. Suas boas atuações renderam testes no Atlético-PR e no Benfica, ambos sem sucesso. No ano de 2009, seu empresário ofereceu o atleta ao Vasco da Gama, clube onde o jogador despontaria para o futebol mundial.
Seu ótimo rendimento rendeu um lugar cativo no time titular de Ricardo Gomes. O volante foi um dos grandes nomes da equipe campeã da Copa do Brasil de 2011, sendo um dos destaques da campanha. Em setembro daquele ano, Rômulo foi convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira, para disputar o Superclássico das Americas, contra a Argentina.
Apesar do assédio da europa, o atleta seguiu na equipe carioca que disputaria a Libertadores de 2012. Mantendo a regularidade, marcou seu primeiro gol pela amarelinha em um amistoso contra a Argentina, que serviu de preparação para as Olimpíadas de Londres. Rômulo esteve na delegação brasileira que foi para a Inglaterra, sendo titular na equipe de Mano Menezes que conquistou a medalha de prata.
Depois de muitas investidas, o Spartak Moscou contratou o volante por 8 milhões de euros, em junho de 2012. Porém, o pior estava por vir. Logo nas primeiras partidas pelo clube russo, o meia sofreu uma grave lesão e ficou 16 meses afastado dos gramados.
Após uma longa recuperação, regressou aos poucos à equipe titular. Na temporada 2014/15, assumiu novamente a titularidade e voltou a se destacar pelo o bom futebol. Porém, justamente quando voltava a figurar entre os convocados para a Seleção, Rômulo se lesionou novamente, sendo cortado duas vezes pelo treinador Dunga.
Na temporada seguinte, Rômulo finalmente se livrou das lesões que tanto o assombraram nos anos anteriores. Disputando 21 jogos pelo Spartak em 2015/2016, foi importante na campanha da Primeira Liga Russa, que levou a equipe para a UEFA Europa League.
Características
O bom passe e a marcação são as principais características do jogador. Atuando tanto de primeiro volante, quanto de segundo, Rômulo é o que chamamos de “volante moderno”. Além da boa posição defensiva, sua visão de jogo é um ponto crucial do seu futebol.
Dono de passes precisos, sua presença é fundamental na construção de jogadas a partir do campo defensivo. Além disso, o jogador faz com maestria a ligação entre o setor defensivo e o ofensivo.
Raio X
Nome: Rômulo Borges Monteiro
Idade: 26 anos (19/9/1990)
Altura: 1,87m
Peso: 82kg
Pé preferido: Direito
Posição: Volante
Preço: £2.98m (segundo o site Transfermarket)
Clube: Spartak Moscou
Contrato: 30/6/2017
Empresário: Carlos Leite
Jogos (carreira): 175
Gols: 13 (0,07 G/J)
Seleção Brasileira
Jogos: 8
Gols: 1 (0,12 G/J)
Temporada 2016
Jogos: 9
Minutos: 320
Gols: 0
Assistências: 2
Chutes por jogo: 0,1
Passes certos: 80,2%
Cartões amarelos: 2
Nota média: 6.52
*dados retirados do site WhoScored
O que você pensa sobre isso?
Vire Apoiador do MRN: entenda melhor clicando nesse nesse link: bit.ly/ApoiadorMRN
Outras formas de ajudar este projeto:
– Nosso site faz parte do plano de afiliados do Nação, o programa de sócio-torcedor do Flamengo. Se você clicar em bit.ly/STdoMRN e aderir ao programa, ou até mesmo renovar seu atual plano, o Mundo Rubro Negro ganha 50% da sua primeira mensalidade.