O Atlético-MG sempre teve uma torcida que forçou rivalidade com o Flamengo. Os mineiros choram por conta de um episódio de mais de 40 anos atrás em que o time foi desleal e descumpriu os pedidos do juiz José Roberto Wright. Ainda assim, até hoje mergulham na falácia de que a equipe foi ‘roubada’ na fase de grupos, avançando em segundo lugar, e não em primeiro. Por isso, é fácil perceber a raiva dos atleticanos quando o assunto é o Rubro-Negro. Assim, a pesquisa mostra que atleticanos enxergam o Mais Querido como maior rival.
Para se ter ideia, 93% dos cruzeirenses apontaram o Atlético-MG como maior rival na pesquisa Quaest/CNN. No entanto, o inverso não acontece. Isso porque apenas 87% dos atleticanos citam o Cruzeiro. A ‘culpa’ disso é do Flamengo, que conquistou a antipatia dos mineiros. O diretor da Quaest Consultoria, Felipe Nunes, explica essa relação:
Leia Mais: Torcida do Flamengo é quatro vezes maior que a de rivais juntos, diz pesquisa
“Essa diferença na percepção de rivalidade entre atleticanos e cruzeirenses, com certeza, é fruto do histórico de disputas polêmicas entre Atlético e Flamengo, que nas últimas décadas elevou a rivalidade dos atleticanos com os cariocas. Mas o Cruzeiro continua sendo o mais importante rival para os atleticanos”, afirma.
No entanto, isso não é correspondido pelos flamenguistas. A pesquisa aponta Vasco, Palmeiras e Corinthians como maiores rivais. Ou seja, para o rubro-negro, Botafogo e Fluminense não estão mais entre os principais rivais. Além disso, o Vasco também vem perdendo espaço. É que 97% dos vascaínos apontaram o Fla, enquanto 41% dos rubro-negros dizem que o Vasco é o maior rival. Confira os maiores rivais do clube na visão dos torcedores entrevistados:
- Vasco – 41%
- Palmeiras – 19%
- Corinthians – 15%
Os outros 25% se dividem e finalmente aparece o Fluminense, mas os números são mais parelhos e menos pertinentes.
A maior pesquisa de raio-x do torcedor
Para fazer a pesquisa, a Quaest, em parceria com a Rádio Itatiaia e a CNN, entrevistou 6.507 torcedores brasileiros de 325 cidades diferentes. A margem de erro é de 1,4% e as entrevistas aconteceram entre 29 de março e 2 de abril. O Flamengo, inclusive, teve o maior número de respostas afirmativas quanto ao time de cada um: 24%, 6 pontos percentuais acima do Corinthians.