Uma pesquisa realizada pelo grupo de sócios do Flamengo Advocacia Rubro-Negra, que ainda não declarou apoio a nenhum candidato na eleição, mostra um quadro positivo para os candidatos de oposição Luiz Eduardo Baptista (Bap) e Maurício Gomes de Mattos (MGM) e negativo para o candidato da situação, Rodrigo Dunshee de Abranches, a pouco mais de três meses da eleição.
Betsul 5 de 5 | 100% ATÉ R$600 |
|
Bap aparece como líder isolado com folga na pesquisa espontânea, na qual os eleitores têm que declarar o voto sem receber a lista de candidatos. Já na pesquisa estimulada, na qual é fornecida uma lista, ele segue líder, mas vê MGM reduzir a distância para um empate técnico dentro da margem de erro no cenário em que é explicitado o apoio do ex-presidente Eduardo Bandeira de Mello à sua candidatura.
➕ Pesquisa mostra força de Bandeira na eleição do Flamengo
Já Dunshee aparece em terceiro em todos os cenários e têm uma rejeição muito maior do que a dos outros candidatos. O resultado contraria o de pesquisas divulgadas anteriormente, na qual o candidato do presidente Rodolfo Landim aparecia em primeiro lugar. Essa, entretanto, é a primeira pesquisa divulgada que não foi encomendada por um dos candidatos.
Wallim Vasconcellos aparece em quarto lugar em todos os cenários. Já Pedro Paulo não é citado, e Delair Dumbrosck ainda não havia lançado sua candidatura quando a pesquisa foi realizada.
Pesquisa espontânea
Na pesquisa espontânea, Bap lidera com 30% das intenções, contra 15% de MGM, 11% de Dunshee e 6% de Wallim. Bandeira, que não será candidato e declarou apoio a MGM, aparece com 3%, e outros somam 2%. Um terço dos eleitores se declarou indeciso e 2% afirmou que pretende votar branco ou nulo ou não comparecer à eleição.
A pesquisa também mediu a aprovação da gestão Landim (62% aprovam e 30% desaprovam) e da atuação de Marcos Braz à frente do futebol (27% aprovam e 61% desaprovam). Ambos apoiam a candidatura de Dunshee.
Pesquisa estimulada
Já a pesquisa estimulada tem dois cenários. No primeiro, foram apresentados somente os nomes dos candidatos. Neste cenário, Bap tem 35% dos votos contra 19% de MGM, 17% de Dunshee e 8% de Wallim.
Entretanto, quando são apresentados os apoios dos candidatos, MGM sobe para 27% das intenções e Bap cai para 31%, se configurando um empate técnico na margem de erro da pesquisa. Dunshee flutua 1 ponto para cima, para 18%, enquanto Wallim cai para 6%.
Os indecisos são de 17% no primeiro cenário e 15% no segundo.
A pesquisa também mediu o potencial de voto, que indica que a imagem positiva de Bap, MGM e Wallim é parecida, na casa de 50%. Mas MGM tem a menor imagem negativa, com apenas 4% dos eleitores. Já Dunshee tem apenas 29% de imagem positiva e 42% de imagem negativa.
Rejeição
Dunshee é de longe o candidato mais rejeitado: 39% dos eleitores apontam ter rejeição maior ao vice-presidente, contra 11% que rejeitam Bap, 8% que rejeitam MGM e 6% que rejeitam Wallim.
A pesquisa também perguntou aos sócios quem é o melhor dos três últimos presidentes do Flamengo, Landim, Bandeira ou Patrícia Amorim (que também apoia Dunshee). Bandeira foi o preferido de 47%, contra 41% que preferem Landim. Patrícia teve a preferência de apenas 3%.
A pesquisa realizada pelo instituto Ulrich Pesquisa e Marketing ouviu 300 sócios do Flamengo entre 22 e 26 de agosto. A eleição do Flamengo está marcada para 9 de dezembro.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Peñarol goleia antes de enfrentar o Flamengo na Libertadores
- Últimas notícias do Flamengo: Rafinha Alcântara, Tite e Paquetá
- Brasileirão: Fortaleza tropeça e Flamengo pode encurtar distância
- Radar dos Crias: ex-Flamengo estreia na Bundesliga e Léo Duarte quebra tabu
- Flamengo humilha Serrano com goleada assustadora no Feminino