O emblemático dia 27 de maio de 2001 completa 23 anos nesta segunda-feira e segue arrancando suspiros de torcedores do Flamengo e, principalmente, do autor da pintura: Dejan Petkovic. Ídolo eterno do Rubro-Negro, o sérvio celebrou o feito, o qual ele define como divisor de águas na carreira, por meio de uma publicação nas redes sociais.
Betsul 5 de 5 |
|
“23 anos do gol que mudou minha carreira e grande parte da minha história. O Maracanã explodiu e nos tornamos tricampeões! Obrigado, Nação rubro-negra, por cada momento de alegria. Esse gol é nosso”, escreveu Petkovic em seu perfil junto a um vídeo do momento em que garantiu o título estadual sobre o arquirrival.
➕ Petkovic elege gol do Tri de 2001 do Flamengo o melhor de sua vida
Tido como um dos mais impactantes do Flamengo, o gol ainda eternizou o número 43, minuto da cobrança da falta de Petkovic, na história do clube. O jogador chegou até a usar essa camisa durante a segunda passagem pelo Rubro-Negro. Naquela ocasião, porém, Dejan ainda era o 10 da Gávea.
Naquele dia 27 de maio de 2001, Flamengo e Vasco se enfrentavam no Maracanã pela volta da decisão do Campeonato Carioca, e o Rubro-Negro precisava superar o arquirrival por dois gols de diferença – visto que os Cruzmaltinos venceram a ida por 2 a 1. O Mais Querido devolvia o placar até os 43 minutos da segunda etapa, mas ainda esbarrava na vantagem do adversário.
E foi assim, em um cenário de euforia cruzmaltina, que Petkovic entrou em ação para mudar completamente o clima do Maracanã e devolver alegria aos corações rubro-negros. O árbitro Leo Feldman marcou falta em Edilson aos 42′, e o então camisa 10 da Gávea, que era especialista em cobranças de falta, acertou uma pintura no ângulo esquerdo de Helton.
A exímia cobrança de falta ganhou até documentário recentemente, quando completou 20 anos. A série é intitulada ”43 – Na hora de acabar” e possui cerca de 15 minutos de duração. Disponível no YouTube, a produção conta com depoimentos de Dejan Petkovic, Zagallo e Joel Santana – que comandava o Vasco da Gama à época.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão