A tolerância para o racismo precisa ser zero também no futebol brasileiro. Dessa forma, a Polícia Civil anunciou que abrirá uma investigação para analisar o caso do criminoso que insultou torcedores do Flamengo, neste domingo (7), na Arena da Baixada. De acordo com a Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Eventos do Paraná (Demafe), a análise do caso começa já nesta segunda (8).
Após torcedores do Flamengo sofrerem injúria na última semana, na Argentina, cenas lamentáveis voltaram a acontecer envolvendo os rubro-negros. Na Arena da Baixada, onde ocorreu a partida entre Flamengo e Athletico-PR, um torcedor atleticano foi flagrado imitando um macaco em direção ao setor visitante do estádio.
Leia mais: Súmula não cita caso de racismo em Athletico-PR x Flamengo
No entanto, essa não é a primeira vez que casos de racismo acontecem na Arena da Baixada. Em março de 2022, o lateral do Londrina, Samuel Santos, afirmou que sofreu o ato de injúria enquanto disputava uma partida no estádio. Três meses depois, torcedores do São Paulo presenciaram os insultos em uma partida contra o Athletico-PR pelo Brasileirão.
Em conversa com o GE, o delegado do departamento de Polícia Civil informou que já solicitou os registros internos do clube sobre o criminoso. O delegado Luiz Carlos de Oliveira diz, ainda, que tomou conhecimento do caso através da internet. Isso porque, o vídeo do atleticano imitando um macaco para rubro-negros viralizou rapidamente nas redes sociais ainda neste domingo (7). Veja o registro:
O que diz a CBF perante os atos de racismo no futebol?
Antes de iniciar o Brasileirão 2023, a CBF anunciou medidas mais duras contra casos de racismo no campeonato. A entidade foi a primeira do mundo ao adotar o Regulamento Geral das Competições, que possibilita a punição esportiva de clubes envolvidos com os episódios, seja em campo ou na arquibancada.
Segundo o artigo 134 do RGC, a punição será imposta administrativamente pela entidade, encaminhado-se o caso ao STJD, que julgará sobre a aplicação da perda de pontos ao clube infrator.
Athletico-PR emitiu nota oficial sobre racismo com torcedores do Flamengo
O Athletico-PR se pronunciou sobre o caso nesta segunda-feira (8), através de nota oficial. O clube informou que a apuração dos registros internos está sendo finalizada, e quanto antes, será entregue as autoridades. Além disso, o Athletico reforçou que se compromete em “combater todo e qualquer tipo de atitude discriminatória dentro de seu estádio”.
Veja a nota completa:
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Allan e Carlinhos podem deixar o Flamengo em 2025
- Dirigente do Flamengo cita Cucho Hernández para jornalista
- Últimas notícias do Flamengo: Fortaleza, Arena da Floresta e Sub-20
- 4 ex-Flamengo conseguem acesso à Série A do Brasileirão 2025
- Flamengo sub-20 vence Santa Cruz–AC na reinauguração Arena da Floresta