Em busca de mais um título da Copa do Brasil, o Flamengo começa a decidir a grande final nesta quarta (12), contra o Corinthians, em Itaquera. Depois de falar dos jogadores campeões pelo clube em 2013, o Mundo Rubro Negro relembra os responsáveis pelo bicampeonato em 2006.
Em 2006, um time modesto sem nenhuma grande estrela encerrou o jejum de títulos nacionais do Flamengo. Comandados por Ney Franco na final, o elenco superou a desconfiança dos torcedores e venceu as duas partidas da final contra o Vasco, levando o troféu para a Gávea.
Leia mais: Projeto social do Flamengo vai levar crianças em situação de vulnerabilidade social ao Maracanã
O título é marcante para o torcedor rubro-negro, por ser em uma época de seca de títulos importantes, e por ser contar seu maior rival. Mas quem foram os heróis da conquista de 16 anos atrás e por onde estão?
Portanto, o Mundo Rubro Negro foi atrás dos titulares nas finais e dos nomes mais importantes daquele grupo. Confira:
Onde estão os campeões da Copa do Brasil de 2006 pelo Flamengo
Diego: o goleiro chegou ao Flamengo em 1995 e subiu para o profissional em 2001, mas só virou titular em 2005, após saída de Júlio César para a Inter de Milão. Importante na conquista da Copa do Brasil, Diego viveu altos e baixos e deixou o clube em 2010. Diego se aposentou em 2017 e hoje tem uma fábrica de brownie com a irmã e um restaurante em Itaboraí.
Leonardo Moura: ídolo do clube, era um dos principais laterais do país em 2006. O jogador ainda foi campeão brasileiro em 2009 e da Copa do Brasil em 2013, antes de deixar o clube em 2015. Depois de se aposentar em 2021, Léo virou jogador de futebol 7 e atualmente está no Resenha FC.
Renato Silva: titular do time em 2006, deixou o Flamengo rumo ao Fluminense no ano seguinte. Ainda em 2007, foi pego no doping por uso de maconha, e foi suspenso por 120 dias. Passou ainda por Botafogo, São Paulo, Santa Cruz, Brasiliense e outros times de menor expressão. Pendurou as chuteiras em 2019, após disputar o estadual pelo Perilima, da Paraíba.
Leia mais: Técnico do Flamengo revela bastidores da conquista da Copa do Brasil de 2013
Fernando: cria do Flamengo, foi campeão da Copa do Brasil em 2006 e logo depois foi vendido para o Duisburg, da Alemanha. Posteriormente, passou por Vasco, Guarani, Madureira, até encerrar a carreira em 2014. Mas hoje é sócio de uma empresa de gestão de atletas e tem um podcast sobre futebol.
Rodrigo Arroz: mais um revelado pelo Flamengo, Rodrigo Arroz subiu para o profissional em 2005 e foi titular na partida decisiva contra o Vasco. Mas aos 38 anos, o zagueiro ainda está em atividade no futebol e hoje defende o Primavera, do interior de São Paulo.
Juan: um dos melhores jogadores do time, o lateral chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira em 2008. Campeão Brasileiro em 2009, Juan deixou o clube em 2011, e passou por São Paulo, Santos, Coritiba e outros times menores até se aposentar em 2019. Hoje é diretor e sócio de empresa que gerencia carreira de jogadores de futebol.
Jônatas: capitão e referência técnica do time, foi mais um revelado na base do clube. Após o título da Copa do Brasil em 2006, foi convocado por Dunga para a Seleção Brasileira, e logo depois foi vendido para o Espanyol. Na Espanha, chegou a marcar na final da Copa da UEFA, contra o Sevillha, mas seu time perdeu nos pênaltis. Depois de rodar por Botafogo, Boa Vista, Figueirense e Icasa, o volante se aposentou em 2014.
Leia mais: 5 coisas que você precisa saber sobre o 1º jogo da final da Copa do Brasil entre Flamengo e Corinthians
Toró: ainda está em atividade no futebol, e está jogando no GBK Kokkola, da segunda divisão da Finlândia. Após sair do Flamengo, Toró passou por Atlético-MG, Figueirense, Bahia, e ficou durante anos no futebol japonês.
Renato Abreu: autor de diversos gols de falta com a camisa rubro-negra, Renato deixou o clube um ano após o título da Copa do Brasil. Após passar por clubes dos Emirados Árabes, voltou ao Mengão em 2010, onde ficou até 2013. Após passagem pelo Santos, se aposentou em 2014 e virou empresário.
Renato Augusto: craque da base do Flamengo, Renato Augusto foi titular na final da Copa do Brasil com apenas 18 anos. Em 2008 foi vendido ao Leverkusen, da Alemanha. Ainda está em atividade e vai enfrentar o Rubro-Negro na final deste ano com a camisa do Corinthians.
Luizão: o mais veterano do time, Luizão saiu do Flamengo em 2007 e continuou jogando até 2009. Depois virou empresário de jogadores e em 2016 começou sua carreira de comentarista.
Obina: o talismã e ídolo da torcida, o atacante foi o autor de um dos gols da primeira partida da final. No entanto, deixou o Flamengo em 2019 e passou por Palmeiras, Atlético-MG, Bahia e futebol chinês. Mas hoje é empresário no ramo da construção civil.