Flamengo e Corinthians decidem nesta terça-feira (9), às 21h30, no Maracanã, uma das vagas nas semifinais da Libertadores da América. O vencedor do duelo brasileiro vai enfrentar o vencedor de um duelo 100% argentino. Velez Sarsfield e Talleres definem o classificado na quarta-feira (10), em Córdoba.
No primeiro jogo, em três de agosto, em Buenos Aires, o Velez venceu por 3×2, no Estádio José Almafitani, mas houve sérios conflitos na arquibancada. A partida foi marcada por confrontos entre as duas torcidas. No segundo tempo, houve uma briga de pelo menos dez minutos de duração no setor superior sul das arquibancadas, mas a polícia não interviu.
Leia Mais: Que fria! Treinador queria no Flamengo jogador que fracassou no Corinthians
As ocorrências foram registradas no boletim CL O-165-22, pois o delegado da partida, o brasileiro Valesca Fistarol De Araujo, presenciou tudo. O oficial da Conmebol fez um relato sobre a gravidade dos fatos ocorridos no jogo entre Velez e Talleres. Leia.
“Na arquibancada Sul (alta), houve um conflito de socos entre os torcedores, que durou do minuto 55 a aproximadamente 65. A OSC me informou que a polícia se recusou a ir ao conflito para resolver o problema, apenas o setor privado de segurança estava envolvidos na resolução do conflito”,
O delegado concluiu sobre os problemas no estádio do Velez: “Os torcedores posicionados na popular arquibancada norte, atrás do banco do time Talleres, jogaram copos, isqueiros e garrafas no campo de jogo para atacar a equipe adversária e os árbitros nos minutos finais da partida. “
Os distúrbios no estádio do Velez foram graves. Uma das câmeras responsáveis por captar imagens para o árbitro de vídeo sofreu danos. Não houve a possibilidade de consertar, pois não havia acesso seguro ao equipamento.
Velez pode sofrer punições severas
Como resultado imediato dos conflitos em Buenos Aires, os torcedores do Velez não poderão viajar a Córdoba para acompanhar o jogo da volta. Além disso, o time pode sofrer sanções pesadas em seu campo, caso se classifique para as semifinais.
As punições podem ir desde multa à perda de mando de campo, passando por jogar com portões fechados. Caso Velez e Flamengo se classifiquem, o Rubro-Negro jogará a primeira partida das semifinais na Argentina e a volta no Maracanã.