O Flamengo avançou como segundo colocado do Grupo E da Libertadores e pode pegar qualquer um dos oito líderes no sorteio das oitavas de final, que será nesta segunda-feira (3), às 13h. Para deixar o torcedor preparado, o MRN preparou uma série de matérias para destrinchar os possíveis adversários, e o último é o Atlético-MG.
Ao lado de Fluminense, Palmeiras e São Paulo no pote 1, o Atlético-MG faz chance do Flamengo cair contra time brasileiro no sorteio ser de 50%. A equipe se classificou na liderança do Grupo G com 15 pontos e é segundo com melhor campanha geral na Libertadores, atrás apenas do River Plate.
➕: David Luiz vai às lágrimas ao comentar título de Rodinei
Foram cinco vitórias e apenas uma derrota no grupo com Peñarol (URU), Rosario Central (ARG) e Caracas (VEN). Campanha para primeira colocação e que dá direito a decidir as oitavas de final em casa, na Arena MRV. Confronto com Flamengo seria um jogo apontado até como possível final de Libertadores, mas nas oitavas.
Atlético-MG na Libertadores 2024
O retrospecto do Atlético no grupo foi seguro e dentro do esperado: vitórias dominantes sobre o time venezuelano e triunfos também em duelos equilibrados contra Rosario e Peñarol. Sob comando do técnico argentino Gabriel Milito, que assumiu pouco antes do início da Libertadores e melhorou o time, foram 14 gols marcados e seis sofridos na primeira fase.
A estreia foi com goleada sobre o Caracas fora de casa, seguida por triunfo contra o Rosario Central. Confronto com Peñarol na Arena MRV também rendeu três pontos, mas em cenário que mostrou oscilação. Após abrir 3 a 0 no primeiro tempo, foi dominado na segunda etapa e sofreu dois gols.
Invicto e isolado na liderança no início do segundo turno, time venceu novamente argentinos e venezuelanos para chegar aos 15 pontos. Nem mesmo derrota para o Peñarol por 2 a 0 na penúltima rodada foi suficiente para tirar liderança e vantagem de três pontos para os uruguaios, que avançaram na segunda posição.
- Caracas 1 x 4 Atlético-MG- 1ª rodada
- Atlético-MG 2 x 1 Rosario- 2ª rodada
- Atlético-MG 3 x 2 Peñarol- 3ª rodada
- Rosario 0 x 1 Atlético-MG- 4ª rodada
- Peñarol 2 x 0 Atlético-MG- 5ª rodada
- Atlético-MG 4 x 0 Caracas- 6ª rodada
Hulk e Paulinho são esperanças de gol do Atlético-MG
O jogo ofensivo do Atlético-MG passa principalmente pela liberdade e criação de chances de Paulinho e Hulk. Os atacantes formam a dupla de ataque da equipe na maioria dos jogos e participaram de 28 dos 48 gols do time mineiro nesta temporada (58%).
Hulk segue sendo a principal referência ofensiva e possui 15 participações diretas em gols na temporada: nove gols e seis assistências. Entre principais nomes do futebol nacional desde seu retorno, o atacante se tornou o maior artilheiro do Atlético-MG em Brasileiros com gol de falta sobre o Bahia, neste domingo (3).
Paulinho também demonstra um alto nível e tem os mesmos nove gols do companheiro na temporada. Ele está pouco atrás em assistências, com quatro, mas é o segundo do time em participações e fundamental na Libertadores. Afinal, marcou cinco gols na competição(vice-artilheiro), além de uma assistência.
Outros nomes que merece destaque são Gustavo Scarpa e Guilherme Arana. O primeiro se tornou titular após chegada de Milito e já soma cinco gols e seis assistências, enquanto segundo é apontado como um dos melhores laterais-esquerdos do país e está inclusive convocado para Copa América pelo o Brasil.
Atlético-MG no Brasileirão
A campanha no Campeonato Brasileiro apresentou mais oscilações. Ainda que possa se aproximar do líder Flamengo caso vença jogo atrasado, pois iria para 13 pontos contra 14 do Fla, alto número de empates chama a atenção. São quatro empates e apenas duas vitórias em seis jogos até aqui.
10 pontos deixam equipe na 10ª colocação. Triunfos foram conquistados sobre o rival Cruzeiro e Cuiabá, dois times que devem brigar pelo meio de tabela, enquanto empatou com Corinthians, Criciúma, Fluminense e Bahia. Ou seja, com exceção do Bahia, todos times que não devem brigar por títulos ou passam por momento ruim.
Próximos jogos do Atlético
A Libertadores ficará parada durante a Copa América e retornará nas oitavas somente na semana do dia 13 de agosto. Até lá, Flamengo e Atlético-MG terão cerca de 14 confrontos pelo Campeonato Brasileiro e, desfalcados, irão se enfrentar durante esse período. Confronto está marcado para dia 3 de julho.
Flamengo tem vantagem no confronto com o Atlético-MG
Caso enfrente caia contra os mineiros no sorteio da Libertadores, o Flamengo terá pela frente confronto com histórico favorável. Em 125 confrontos ao longo da história, foram 50 vitórias do Mengão, 33 empates e 42 triunfos do Atlético.
De todos esses jogos, apenas três foram pela Libertadores, em sequência de jogos que rende reclamações e revisionismo de torcedores do time alvinegro depois de 43 anos. As partidas em questão foram os duelos que definiram quem avançaria da fase de grupos.
Após empates em 2 a 2 nos dois primeiros jogos, partida de desempate em campo neutro terminou com W.O. Em jogo que estava violento, capitães Zico e Reinaldo foram chamados e avisados que faltas duras renderiam expulsões. Carrinho por trás do próprio Reinaldo no lance seguinte gerou expulsão e início de confusões.
Nova expulsão minutos depois fez dirigentes e atletas do Atlético simplesmente invadirem o campo de jogo. Cena já deveria ser o suficiente para encerrar o jogo, mas a bola ainda voltou a rola com quatro vermelhos para o time mineiro. Contudo, após nova paralisação e indicação de não querer jogar por protesto, mineiros receberam novo cartão e jogo encerrado.