O Flamengo avançou como segundo colocado do Grupo E da Libertadores e pode pegar qualquer um dos oito líderes nas oitavas de final. Para deixar o torcedor preparado, o MRN preparou uma série de matérias para destrinchar os possíveis adversários rubro-negros, e o River Plate é uma das principais opções.
A equipe argentina é uma velha conhecida do Mengão, e certamente seria pedreira. Isso porque os argentinos tiveram a melhor campanha geral da Copa Libertadores. Ninguém fez mais do que os 16 pontos do River Plate, que teve ainda Nacional, Libertad e Deportivo Táchira em seu grupo. Somado a isso, o Monumental de Nunez, maior estádio da América após a reforma, com capacidade para 85 mil pessoas, é mais um diferencial complicado, já que o Mengo decidiria a vaga fora de casa.
➕Gustavinho aponta caminho para Flamengo superar Franca na final do NBB
Os 16 pontos traduzem um time invicto, com cinco vitórias e um empate nos seis jogos da fase de grupos da Copa Libertadores. O rival enjoado conquistou o torneio pela última vez em 2018, quando venceu o Boca na final, em Madrid, e passou a ser tetra.
O sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores acontece nesta segunda-feira (3), às 13h (horário de Brasília), na sede da Conmebol em Luque, no Paraguai.
River Plate na Libertadores 2024
A equipe do técnico Demichelis já chegou apresentando suas credenciais, vencendo o Táchira por 2 a 0, fora de casa. Mas era só o início de uma campanha impressionante. Recebendo o Nacional, do Uruguai, o time voltou a vencer por 2 a 0, mas jogando em casa. Colidio e Echeverri marcaram os gols da vitória.
A terceira vitória consecutiva aconteceu sobre o Libertad, fora de casa, mas o time sofreu o primeiro gol na Libertadores 2024. Mesmo assim, venceu por 2 a 1, com gols de Mastantuono e Solari. O único empate aconteceu na rodada seguinte, contra o Nacional, jogando no Uruguai.
O Rier Plate fechou as últimas duas rodadas com chave de ouro, novamente ganhado duas partidas pelo placar de 2 a 0. Dessa vez, todos os quatro gols foram marcados pelo mesmo atacante: o ex-Palmeiras Miguel Borja.
- Deportivo Táchira 0x2 River Plate – 1ª rodada
- River Plate 2×0 Nacional – 2ª rodada
- Libertad 1×2 River Plate – 3ª rodada
- Nacional 2×2 River Plate – 4ª rodada
- River Plate 2×0 Libertad – 5ª rodada
- River Plate 2×0 Deportivo Táchira – 6ª rodada
Miguel Borja faz grande temporada e aparece como principal jogador do River Plate
Campeão da Libertadores com o Atlético Nacional, da Colômbia, Borja deixou impressões ruins no Brasil A passagem pelo Palmeiras foi péssima, e o jogador deixou o país em baixa, com fama de ser um jogador ruim. Mas a maré virou no período no River Plate.
Sobretudo em 2024, quando o atacante se prova primordial para a equipe de Demichelis. Os números não mentem, e Borja aparece encabeçando a equipe em incríveis nove quesitos na base de dados do Sofascore. A plataforma mostra que a média é de 7,5, de nota, sendo o melhor jogador do time na temporada até aqui. Enzo Díaz aparece logo atrás, com 7,4 de média.
Mas o atacante vive de gols, e Borja não é diferente. Foram cinco gols, enquanto Colidio, por exemplo, aparece em segundo com apenas dois. A média de gols esperados para gols marcados, inclusive, é bem alta. A conversão é de 4,18, sendo mais um quesito liderado, assim como nas assistências: duas, empatado com Pablo Solari. São sete participações em gols, quesito que Borja também lidera.
Borja é o segundo em minutos para marcar, precisando de 108, enquanto Mastantuono precisa de 65. No entanto, o meia é jovem e tem esse dado por conta dos poucos minutos em campo, tendo feito gol na Libertadores.
As finalizações também se destacam, e Borja é quem mais chuta: 4,2 por jogo, sendo 2,2 no alvo. Ele também lidera grandes chances criadas, com duas, mas também é que perde mais chances: foram sete.
River Plate oscila na Argentina
Apesar da campanha quase perfeita na Libertadores, a situação na Argentina é bem diferente. A atual temporada ainda está se iniciando e o River Plate tem todo o Campeonato Argentino pela frente, tendo jogado apenas três rodadas. Mas na Copa Argentina, por exemplo, o time conseguiu a proeza de ser eliminado pelo Temperley nas oitavas de final, há dez dias.
Após a partida, antes de encerrar bem o grupo da Libertadores, o River Plate ainda perdeu para o Argentinos Juniors, por 1 a 0, pela Liga Argentina. Nas duas primeiras rodadas do torneio nacional, o clube, conseguiu se sair bem, vencendo Central Córdoba e Belgrano por 3 a 0, respectivamente. Com sete pontos, o clube é o sétimo colocado.
Próximos jogos do River
O time tem apenas o Campeonato Argentino em seu calendário, já que caiu da Copa Argentina e o sorteio da Libertadores ainda não aconteceu. Por enquanto, os próximos jogos do River Plate são: Tigre (casa), Deportivo Riestra (fora), Lanus (casa), Godoy Cruz (fora) e Sarmiento (casa).
Flamengo foi campeão da América no último encontro com o River Plate
O último jogo entre os dois times foi justamente a final da Libertadores 2019. A equipe da Argentina era o time a ser batido naquela época, sendo o atual campeão e empilhando taças. O Flamengo busca iniciar sua hegemonia, e foi o que aconteceu naquele final de semana, vencendo a Libertadores de virada, por 2 a 1, em Lima, com dois gols de Gabigol no fim, e confirmando o título brasileiro no domingo, comemorando a taça da Libertadores em cima do trio.
Além da decisão história, outros 13 jogos aconteceram e o retrospecto é muito equilibrado. Foram cinco vitórias para cada lado e três empates, com 20 gols marcados pelo Flamengo e 17 sofridos. Mas o Mengão venceu o principal desses jogos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Piada! Corinthians ameaça ir à Justiça contra o Flamengo
- Bi da América: os 9 gols de Gabigol na Libertadores 2019
- Landim quer colocar Calleri no Flamengo, diz jornalista
- Flamengo voltará aos EUA para pré-temporada e tem adversário confirmado
- Pinola: por onde anda e como conviveu com falha no gol de Gabigol