Protagonista na luta do mundo do futebol contra o racismo na Espanha, Vinícius Júnior é conhecido por não medir esforços na tentativa de erradicar a discriminação. E essa tentativa ativa do Cria do Flamengo em combater o preconceito faz com que Javier Tebas, presidente da La Liga, vislumbre um futuro de embaixador para o atleta.
Betsul 5 de 5 |
|
Javier Tebas marcou presença em uma apresentação de acordo entre a Associação Patronal e o Ministério da Inclusão para debater sobre o tema da luta contra o racismo no futebol. E foi justamente nesse evento que o Presidente da La Liga revelou os planos futuros para Vini Jr.
➕ Presidente da Fifa convida Vini Jr para liderar comitê de combate ao racismo
“ Vinicius recebe insultos racistas porque é um líder contra a luta pelo racismo. Neste momento não pode ser embaixador da LaLiga porque é um jogador ativo, mas quando se aposentar obviamente iremos propor-lhe isso”, disse Tebas.
Ainda ao abordar o assunto sobre o racismo na Espanha, Javier Tebas fez questão de afirmar que “A Espanha não é um país racista, há obviamente um comportamento racista. Não vou falar da quantidade porque assim que houver temos que lutar para erradicá-la”.
Fato é que, pelo menos no que diz respeito à situação de Vini Jr, a Espanha é, sim, um país racista. E em meio um furacão de discriminações sofridas, o cria do Flamengo ainda conseguiu fazer história: garantir a condenação de três pessoas por racismo pela primeira vez no país.
Como citado por Tebas, no entanto, qualquer convocação para um novo cargo só poderá ser realizada após a aposentadoria de Vini Jr, visto que um atleta em atividade não pode ser assumir papel de embaixador.
Racistas condenados após ataques a Vini Jr
A cansativa luta de Vinícius Júnior contra o racismo já colhe frutos, e recentemente o atleta conseguiu uma condenação histórica na Espanha. Pela primeira vez, pessoas foram condenadas por comportamentos discriminatórios, e tudo isso graças a Vini.
Em 21 de maio de 2023, durante o jogo entre Real Madrid e Valência, um caso lamentável de racismo contra Vini Jr foi registrado. O atacante foi hostilizado, chamado de macaco, e a partida chegou a ser paralisada para que a situação fosse controlada.
Após o ocorrido, o atacante prestou depoimento contra os torcedores, e ainda na audiência precisou ouvir dos advogados de defesa que era o “culpado” pelo preconceito sofrido. Entretanto, a força de Vini Jr valeu a pena. O jogador colheu os frutos e, pouco mais de um ano depois, pôde comemorar a primeira condenação por racismo no país.
O resultado da audiência foi bastante comemorado por Vini Jr na ocasião, e Javier Tebas, da La Liga, também se manifestou sobre a decisão: “Essa sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Jr e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que a La Liga irá detectá-los, denunciá-los, e lá haverá consequências criminais para eles”.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Brasileirão e Gabigol
- Internacional vence o Vasco e segue na cola do Flamengo
- Flamengo é o clube que mais jogou às 11h no Brasileirão; confira a lista
- Anitta fala sobre boatos de gravidez com ex-Flamengo
- Tostão elogia Dorival Jr sobre posicionamento de Gerson na Seleção