Sem dúvidas, um dos cargos com maior risco de demissão é o de técnico do Flamengo. Os números falam por si: nos últimos cinco anos, o Mais Querido já trocou de treinador 11 vezes. Desde 2018, passara pelo Ninho Paulo César Carpegiani, Maurício Barbieri, Abel Braga, Jorge Jesus, Domènec Torrent, Rogério Ceni, Renato Gaúcho, Paulo Sousa, Vítor Pereira e Dorival Júnior – por duas vezes, aliás. Isso sem contar os oito interinos.
Nesse ínterim, inclusive, surgiu o maior treinador do século do Mengão: com cinco títulos conquistados em pouco mais de um ano, Jorge Jesus foi comandante da vitoriosa campanha de 2019, sendo, ao lado de Flávio Costa, o segundo técnico com mais torneios conquistados na história do Flamengo.
Confira mais: Volta Redonda abre venda de ingressos para jogo com Flamengo
Ao todo, o Mengão teve 91 treinadores ao longo da história. Alguns que marcaram época e outros ficaram pouquíssimo tempo. Para falar sobre o recordista de jogos como treinador do Flamengo, é preciso voltar à década de 30. Isso porque, em 1934, Flávio Costa assumiu o comando da equipe rubro-negra pela primeira vez.
Flávio certamente se tornou um dos principais treinadores que passaram pelo Flamengo. Logo depois que se aposentou dos gramados, Flávio assumiu o time do Flamengo. Ao longo de cinco passagens entre 1934 e 1965, Flávio dedicou 15 anos de sua vida ao Flamengo. Como resultado, se tornou o treinador com mais jogos à frente do clube, com 765 jogos.
Treinador com mais vitórias pelo Flamengo
O treinador com mais vitórias comandando o Flamengo não é nada surpreendente. Com 439 vitórias, Flávio Costa tem muita vantagem na liderança do ranking. E não poderia ser diferente, treinador que mais vezes dirigiu o Flamengo, Flávio possui um ótimo aproveitamento de mais de 50% de vitórias.
Além disso, Flávio foi pentacampeão do Carioca com o Mais Querido. O treinador venceu as edições de: 1939, 1942, 1943, 1944 e 1963. No total, foram quatro passagens pelo clube entre os anos de 1934 e 1965.
Treinador que mais conquistou títulos
Assim como acontece com Flávio Costa, que possui o recorde de mais jogos e mais vitórias, o treinador que mais conquistou títulos com o Mengão também possui mais de um recorde. Trata-se de Carlinhos Violino, uma das lendas do clube e apontado como um dos melhores treinadores do Flamengo de todos os tempos.
Carlinhos teve incríveis sete passagens pelo Flamengo e é o recordista no quesito. A primeira vez que comandou o time rubro-negro foi em 1983. 17 anos depois, em 2000, ficou à beira do campo pela última vez em sua carreira.
Além disso, Carlinhos conquistou seis títulos com a camisa rubro-negra e é o treinador com mais taças que já passou pelo clube. Carlinhos levantou o troféu de: Brasileirão (1987 e 1992), Mercosul (1999) e Carioca (1991, 1999, 2000). Em 12 de fevereiro de 2011, Carlinhos recebeu uma homenagem do Flamengo, com a inauguração de um busto e uma praça na Gávea.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão