Vindo de três jogos sem vencer, apesar da classificação na Copa do Brasil por conta do jogo da ida, o Flamengo tem a missão de conquistar uma nova classificação. Desta vez, na Copa Libertadores da América. O jogo é contra o Bolívar e vale pela ida das oitavas de final.
Que dia o Flamengo joga pela Libertadores?
O Flamengo volta a campo nesta quinta-feira (15), às 21h30 (horário de Brasília). Para assistir ao jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores contra o Bolívar, basta sintonizar na ESPN, ou mesmo no Disney+, serviço de streaming que conta com os produtos da emissora, incluindo os jogos.
➕Ayrton Lucas não preocupa Flamengo para jogo contra Bolívar na Libertadores
Conmebol escala árbitro que apitou última eliminação
Wilmar Roldán apitou o jogo do Flamengo contra o Olimpia, quando o clube caiu precocemente nas oitavas de final, no ano passado. A Conmebol já escalou a arbitragem e o mesmo juiz comanda o apito de Flamengo x Bolívar, mas ainda no jogo de ida, no Maracanã.
Como Flamengo e Bolívar chegam para o jogo
Se o Flamengo não vence há três jogos, perdendo para São Paulo e Palmeiras, além de um empate com o próprio Palmeiras no último jogo, o Bolívar vive o extremo oposto. Os bolivianos chegam de três vitórias consecutivas, derrotando o Gualberto Villarroel por 4 a 0, o Royal Pari por 1 a 0 e o Jorge Wiltermann por 2 a 0, em sequência.
Fla precisa repetir fase de grupos
Na altitude, o Bolívar já mostrou que é muito forte, vencendo o Flamengo por 2 a 1 em La Paz. Mas no Maracanã, o Rubro-Negro goleou por 4 a 0. Se os resultados forem parecidos, o Mengo estará classificado. Mas há uma inversão na ordem, já que dessa vez, o Fla joga o primeiro jogo em casa. Ou seja, se não fizer o resultado no Rio, pode se complicar na volta.
Bolívar não perde em casa há um ano
No dia 22 de agosto de 2023, o Bolívar perdeu por 1 a 0 para o Internacional. A data é exatamente a mesma do jogo de volta contra o Flamengo na atual edição.
Aquela foi a última derrota do Bolívar como mandante. Desde então, os bolivianos não sabem o que é perder dentro de seus domínios, o que mostra, por si só, a dificuldade que o Flamengo terá em La Paz.
Time de Tite precisa arrumar bola parada
O Flamengo tem tido problemas na bola aérea defensiva. Todos os gols sofridos em agosto foram do mesmo jeito, o que preocupa para as partidas contra o Bolívar. Os bolivianos são fortes no jogo aéreo, principalmente com o novo atacante, Fábio Gomes, que chegou para o lugar de Chico da Costa, com 1,92m.
Chico, com 1,84m, marcou de cabeça em La Paz contra o Flamengo antes de rumar para o futebol paraguaio.
O ar rarefeito dificulta ainda mais a bola aérea. Se a marcação pelo alto já tem sido problema para o Flamengo, com a velocidade diferente da bola na Bolívia, a tendência é que isso se agrave.
Federação Boliviana ajudou rival do Flamengo na Libertadores
O calendário do futebol brasileiro é superlotado e o Flamengo joga diferentes decisões a cada três dias. O clube vem de um empate complicado contra o Palmeiras, e entre os jogos contra o Bolívar, o time ainda disputa a liderança com o Botafogo.
Enquanto a CBF encavala os jogos, a Federação Boliviana (FBF) desmarca o compromisso nacional das equipes bolivianas na Libertadores. No último domingo (11), o Bolívar enfrentaria o The Strongest. Ambos os clubes estão na Libertadores, e por isso, a FBF cancelou o jogo, ainda sem data marcada.
Dessa forma, o Bolívar tem seis dias do último jogo contra o Jorge Wilstermann até o jogo do Maracanã. O clube, inclusive, já está no Rio de Janeiro.