De volta ao Rio de Janeiro após a disputa do Mundial de Clubes, o Flamengo entra em campo nesta quarta-feira (15), pelo Campeonato Carioca. E para a partida contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, o Rubro-Negro tem uma novidade entre os relacionados: Matheus Gonçalves, de 17 anos.
De acordo com o jornalista Venê Casagrande, o meia da base do Mais Querido treinou entre os profissionais durante a semana e chamou a atenção do técnico português, que decidiu relacionar o garoto. Mas quem é Matheus Gonçalves?
Leia mais: Flamengo vence o Brasília e entra no G4 da Superliga Feminina de Vôlei
O jovem meia-atacante é tratado como uma das maiores promessas das categorias de base do Flamengo e um dos melhores jogadores nascidos em 2005, não só no Brasil, mas no mundo. No ano passado, por exemplo, a CBF divulgou 18 nomes que, de acordo com o Centro de Pesquisa e Análise da Seleção Brasileira, têm potencial para ser o melhor jogador do planeta. E Matheus está entre eles.
Alçado aos profissionais em 2022, ainda com 16 anos, o craque do Ninho ganhou maior notoriedade no clube e com a torcida em 2021. Na ocasião, com apenas 15 anos, Matheus Gonçalves virou titular absoluto na meia-direita do time sub-17 e foi um dos principais jogadores na campanha do título Brasileiro e da Copa do Brasil da categoria.
Matheus Gonçalves figurou em importante lista britânica de melhores do mundo
No Flamengo desde os 12 anos, o badalado jogador é figura constante em listas e rankings de melhores jogadores das categorias de base. Além da lista de potenciais melhores do mundo da CBF, Matheus Gonçalves também esteve entre os 60 jovens mais talentosos do futebol mundial, feita pelo The Guardian.
Na publicação, a promessa do Flamengo é descrita como “um típico jogador brasileiro, rápido e agressivo, com um pé esquerdo mágico e a habilidade de passar os oponentes mais duros”. Além disso o famoso jornal inglês ainda lembra de outros grandes jogadores revelados pelo Mais Querido:
“É o jogador mais promissor a se destacar no Flamengo – clube que deu Adriano, Zico, Lucas Paquetá e muitos outros ao mundo – desde Vinícius Jr”.
“Matheus Gonçalves é a cara do Flamengo”
Nos profissionais, Matheus Gonçalves disputou apenas três partidas durante a reta final do Brasileirão 2022, mas com ficou apenas 25 minutos em campo. A amostragem no time principal é pequena, mas quem conhece o jogador de perto não se ncansa de rasgar elogios ao meia.
É o caso de Mario Jorge, atualmente técnico do Sub-20 do Flamengo. Em entrevista ao Charla Podcast no ano passado, o treinador falou sobre algumas características e contou um episódio envolvendo o atleta, ainda na base:
“Esse moleque é muito diferente de tudo, é extrovertido, é a cara do Flamengo. Quando o Mateusão se machucou, eu coloquei o Matheus França como centroavante, e coloquei o Matheus Gonçalves de titular. Foi um Flamengo x Botafogo, na Gávea, e ele destruiu. Ele é a cara do Flamengo. Tem irreverência, drible, finta e é competitivo. É um moleque que a gente está cuidando muito bem na base, mas que já está no profissional”.