O carnaval carioca já teve seu pontapé inicial, e engana-se quem pensa que o Flamengo não estará na avenida. Algumas torcidas organizadas vão representar as cores do Mais Querido do Brasil na Intendente Magalhães, onde acontecem os desfiles dos grupos de acesso. Raça Rubro-Negra e Fla Manguaça vão buscar as divisões de cima e o MRN traz os detalhes.
Torcidas organizadas na avenida já são comuns em São Paulo, que popularizou a participação. Mas no Rio de Janeiro, ainda é novidade e as principais torcidas buscam espaço nas principais categorias. Raça e Fla Manguaça desfilaram pela primeira vez em 2022. Ou seja, será apenas o terceiro desfile das agremiações.
➕Fla Manguaça é campeã da Série Bronze no Carnaval 2023
Fla Manguaça disputa a Série Prata do carnaval carioca
Quem está em vantagem é a Fla Manguaça, que não parou de subir e já está na Série Prata. Ou seja, a terceira divisão do carnaval. Se subir, alcança a Série Ouro, onde se disputa o acesso ao Grupo Especial, onde desfilam as maiores escolas de samba do Rio de Janeiro, como Portela, Mangueira, Salgueiro, Beija-Flor, entre outras.
A Fla Manguaça chega com moral, já que é a atual campeã da Série Bronze, vencendo no Parque Madureira com 269,1 pontos totais em 2023. Em 2022, a escola havia subido do Grupo de Avaliação como grande vencedora. A torcida ainda não sabe o que é perder um carnaval. No ano passado, São Judas Tadeu, padroeiro do Flamengo, foi o tema do samba-enredo.
O desfile da Fla Manguaça na Intendente Magalhães acontece na terça-feira (13) e deve ir à avenida bem tarde. Isso porque a torcida é só a 14ª escola a desfilar, tendo outras 13 na frente, com a primeira iniciando às 20 (Horário de Brasília)
O samba-enredo da Fla Manguaça será o “Quer apostar?”. A ideia é evidenciar os desafios da vida que as pessoas enfrentam e acreditar em si. Ela mostra como a pessoa busca conquistas e anseios ao ser um apostador da própria vida.
Raça Rubro-Negra quer voltar à Série Prata
A Raça Rubro-Negra faz o caminho inverso da Fla Manguaça. Isso porque a torcida já estava na Série Prata no ano passado. No entanto, a escola ligada ao Flamengo foi rebaixada de volta para a Série Bronze. Agora, a Raça tenta reconquistar seu lugar ao sol.
Desta vez, a escola deixa o enredo “Raízes de uma Raça” para trás e adota “Kizomba, a festa da raça”, desenvolvida pelo carnavalesco Jorge Knnawer e inspirada no samba que deu o título para a Unidos de Vila Isabel, em 1988.
O desfile da Raça Rubro-Negra acontece ainda antes do desfile da Fla Manguaça. A Raça abre os desfiles de segunda-feira (12), ou seja, desfilando às 20h.
Bônus: Imperadores Rubro-Negros na Série Bronze
Há ainda outra escola ligada ao Flamengo peleando para subir para a Série Prata. A Imperadores Rubro-Negros é a quarta escola a desfilar no sábado (17). Para isso, conta com um samba-enredo que se apropria do termo “mulambo”, usado de forma pejorativa pelos rivais para depreciar os torcedores do Mengão, trazendo fé e renascimento.
Siga o MRN no Twitter e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Sesc Flamengo entra em crise após derrota para o Sesi Bauru
- Ex-Vasco conta como era enfrentar Flamengo de 2019, e exalta Bruno Henrique: ‘Atropelava todo mundo’
- ‘Até o último dia’: Gabigol inflama torcida do Flamengo em post
- Data da provável saída de Neymar é revelada; Flamengo monitora
- Al-Hilal de Jorge Jesus perde após 28 jogos de invencibilidade