Desde que chegou ao futebol espanhol, Vinícius Júnior convive com casos de racismo e xenofobia por parte de torcedores dos mais diversos clubes. E na madrugada desta quinta-feira (26), dia do dérbi espanhol entre Real Madrid e Atlético de Madrid, o atacante brasileiro sofreu uma grave ameaça.
Ultras do Atlético de Madrid penduraram um boneco vestindo a camisa de Vinícius Júnior em uma ponte, simulando um enforcamento, com uma faixa escrito “Madrid odeia o Real”. Depois do Atlético de Madrid e La Liga se pronunciarem, o Real Madrid emitiu um breve comunicado oficial.
Leia mais: Real Madrid x Atlético de Madrid: onde assistir Vinícius Júnior pela Copa do Rei
Em nota, o clube Merengue agradeceu o apoio e o carinho recebido por torcedores após a ameaça ao jogador. Assim, condena atos que violam os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas. O Real Madrid ainda afirma que confia que os responsáveis sejam identificados e punidos.
Mas a pequena nota oficial não foi exclusividade do Real Madrid. Isso porque La Liga, que tem mais de 11 milhões de seguidores em seu perfil oficial, preferiu se comunicar através de um simples tweet em uma conta corporativa, que tem pouco mais de mil seguidores. Na publicação, a entidade informa que irá investigar o episódio.
Nota oficial do Real Madrid sobre a ameaça contra Vinícius Júnior
“Real Madrid C. F. gostaria de agradecer o apoio e carinho recebido após o lamentável. E repugnante ato de racismo, xenofobia e ódio contra o nosso jogador Vinicius.
Expressamos a nossa mais veemente condenação de actos que violam os direitos fundamentais e a dignidade das pessoas e que nada têm a ver com os valores que o futebol e o desporto representam.
Esses ataques como aqueles que nosso jogador sofre agora, ou aqueles que qualquer atleta pode sofrer, não podem ter lugar em uma sociedade como a nossa.
O Real Madrid confia que todas as responsabilidades daqueles que participaram de um ato tão desprezível serão expurgadas”.