O técnico da Seleção Brasileira de Ginástica Artística, Francisco Porath, é bem próximo de todas as atletas do Time Brasil. Xico, como é conhecido entre as ginastas, tem uma afinidade inquestionável com Rebeca Andrade, maior campeã olímpica da história do país e ginasta do Flamengo.
Bet365 4.9 de 5 |
|
São 18 anos trabalhando juntos, desde o primeiro contato em Guarulhos-SP, onde o treinador montou seu próprio projeto em 2006. Xico não é apenas treinador, mas também participa de questões que ultrapassam o ginásio. Com isso, criou uma sinergia com Rebeca. Ambos já moraram juntos e a amizade entre os dois ficou mais evidente depois dos resultados históricos nas Olimpíadas de Paris.
➕Rebeca Andrade faz revelação importante sobre Olimpíadas de 2028
Francisco comentou sobre a relação com as ginastas do Brasil, destacando o vínculo mais forte com Rebeca Andrade.
“Tenho uma relação muito boa com todas elas. O vínculo acaba sendo mais forte com a Rebeca, por ter passado toda essa fase de infância e adolescência ao lado dela. Mas me dou muito bem com todas. Procuro entender cada uma e respeitar o jeito delas“, disse Xico ao revelar que durante as férias todos eles viajaram juntos para o casamento de Jade Barbosa, também ginasta do Flamengo.
É muito legal que todas essas personalidades se juntaram e acabou dando muito certo. Elas são amigas. Isso foi bem importante para essa conquista (nas Olimpíadas)“, continuou o treinador em entrevista ao GE.
Flávia Saraiva, também ginasta do Flamengo, demonstrou toda gratidão ao treinador
Admirado por todas as atletas do Time Brasil, Xico é considerado um verdadeiro mentor. A medalhista olímpica, Flávia Saraiva, enalteceu a postura do treinador, que sempre demonstra respeito e incentivo às ginastas. A atleta do Flamengo revelou se sentir privilegiada por ter a oportunidade de crescer no esporte ao lado dele.
“O Xico é uma das pessoas mais importantes da minha carreira. Comecei a treinar com ele depois das Olimpíadas de 2016, e ele me acolheu de braços abertos. Sempre confiou muito em mim e no meu trabalho. Por mais que a gente tenha algumas dificuldades, eu tenho muita dificuldade para algumas coisas durante o treinamento, eu vejo que ele lida de uma forma que realmente mostra que gosta de trabalhar comigo. Me sinto muito lisonjeada de poder trabalhar com ele, de poder ter conquistado os melhores resultados da minha vida junto dele, e da minha carreira crescer junto com a dele“, declarou Flavinha.
A Seleção Brasileira segue em preparação para a disputa da Copa do Mundo e do Mundial em 2025. Após o grande resultado nas Olimpíadas de Paris, as ginastas entram como uma das favoritas na disputa pelos títulos.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Ex-Vasco conta como era enfrentar Flamengo de 2019, e exalta Bruno Henrique: ‘Atropelava todo mundo’
- ‘Até o último dia’: Gabigol inflama torcida do Flamengo em post
- Data da provável saída de Neymar é revelada; Flamengo monitora
- Al-Hilal de Jorge Jesus perde após 28 jogos de invencibilidade
- Ronaldo Fenômeno quer ser presidente da CBF: ‘É um sonho’