Na noite dessa quinta-feira (22), o Flamengo passou um horrível vexame diante do Red Bull Bragantino. Fora de casa, os rubro-negros acabaram derrotados por 4 a 0, perdendo assim a vaga de uma possível vice-liderança na tabela de classificação. Desse modo, a equipe do Rio de Janeiro já soma 27 anos sem vencer os paulistas na casa deles.
Estrela Bet 4.9 de 5 |
|
Na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, a dupla já se enfrentou em 18 oportunidades. Tudo começou, aliás, em setembro de 1990, com o Bragantino já abrindo um placar de 2 a 1 no retrospecto. Em seguida, mais empates e vitórias dos paulistas, sendo um duro adversário para os flamenguistas. Mas em 1994 a chave virou, e a primeira vitória carioca fora de casa veio.
Leia mais: Flamengo de 2023 iguala marca negativa dos tempos de Domènec
27 anos de jejum
Assim, no dia 18 de setembro de 1994 o Flamengo venceu o Bragantino, que na época não era franquia da Red Bull, por 1 a 0. Em 4 de setembro de 1996, o mesmo placar, novamente na casa do adversário. Desde então, nunca mais os rubro-negros venceram a equipe do estado vizinho na casa deles, mesmo com tantos duelos no histórico.
Então, em fevereiro de 2021, ambos se encontraram novamente em disputa pelo Brasileirão, no estádio Nabi Abi Chedid. Na ocasião, tudo ficou igual em 1 a 1, assim como em outubro do mesmo ano. Mas em junho de 2022, novamente vitória dos alvirrubros em casa, dessa vez por 1 a 0. Agora no mesmo mês do ano seguinte, uma goleada histórica: 4 a 0.
A temporada do Flamengo em 1996
Na época em que o Flamengo conseguiu bater o Bragantino – em 1996 – tudo ainda era muito diferente. A competição nacional não era em formato de pontos corridos, e sim de etapas. Na primeira fase, 24 clubes jogavam contra si, em um único turno, como uma fase de grupos. Após, classificavam-se para a fase final os oito primeiros colocados, tendo quartas de final, semifinais e final pela frente.
Contudo, apesar da vitória contra a equipe de Bragança, os rubro-negros não conseguiram uma classificação para a próxima fase da competição. Naquele ano, o Mengo acabou em 13º colocado, enquanto os alvinegros ficaram em 24º, última posição. Apesar da classificação, os paulistas disputaram o Brasileirão de 97 normalmente, em que empataram em 0 a 0 diante dos cariocas.
Ainda assim, mesmo com um baixo desempenho na elite brasileira, na época o Flamengo conquistou o Campeonato Carioca de forma invicta. Comandado por Joel Santana, o elenco rubro-negro era composto por: Roger, Zé Maria, Jorge Luís, Ronaldão e Gilberto; Márcio Costa, Mancuso e Marques; Nélio, Sávio e Romário.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- ‘A vista escureceu’, relata Guilherme sobre 1º gol pelo Flamengo
- Arrascaeta inspiração, David conselheiro e Michael resenha: Guilherme revela relacionamentos no Flamengo
- Explicando o estudo de viabilidade financeira do Estádio do gasômetro elaborado pela chapa 2 – Maurício Gomes de Mattos
- Flamengo negocia renovação de Gerson com multa milionária
- Cléber Xavier admite sobre relação de Tite e Gabigol no Flamengo: ‘Não foi harmônico’