Estamos nos aproximando do dia 27 de novembro, data da grande final da Copa Libertadores de 2021. Flamengo e Palmeiras irão se enfrentar, últimos campeões do torneio e duas das equipes de maiores investimentos da América do Sul.
Para muitos se trata da maior final da historia da competição. Nos últimos anos as duas equipes vem se destacando nos cenários nacional e internacional, disputando e conquistando títulos.
Veja também! Fora Renato: mesmo com Libertadores
Desde 2016, quando o Rubro-Negro e o Alviverde organizaram suas finanças, cada um a seu modo, fortalecendo seus plantéis, as duas equipes se tornaram protagonistas dos torneios nacionais, vide que esses conquistaram quatro das últimas cinco edições do Campeonato Brasileiro.
Diante disso, vamos destacar aqui os gols, que na opinião desse que vos escreve, são os mais marcantes da história desse duelo.
Palmeiras rebaixado com gol de Love em 2012
Apesar do bom momento que os dois times vivem atualmente, ambos já brigaram para não cair. Em 2012, Vagner Love, um velho conhecido da torcida alviverde, vestindo o Manto Sagrado, aos 43 minutos do segundo tempo quebrou um jejum de oito jogos sem marcar sacramentando mais um rebaixamento do Palestra Itália.
Um encantado Petkovic marca dois golaços em 2009
Marcante também foram os dois golaços de Pet na memorável campanha do Hexa em 2009. Naquele ano, com Adriano & Cia, o sérvio teve uma atuação de gala, anotando dois lindos gols que, para muitos torcedores, foi o pontapé para a conquista para da edição mais emocionante do Brasileirão.
O primeiro gol, com uma bela jogada individual, Pet invade a área e chuta no ângulo direito do gol de Marcos, isso aos 24 minutos da primeira etapa. Aos 24 do segundo tempo, Petkovic fez um gol que mostrou toda sua genialidade com a bola parada. Com escanteio do lado esquerdo, o sérvio fez um mágico gol olímpico calando todo o Palestra Itália.
O Jogo das Cadeiras Voadoras no Allianz Parque
Em 2019, com o Mais Querido já campeão da Libertadores e do Brasileirão, Gabigol e sua turma mostraram em São Paulo porque aquele time entrou para história da instituição, sapecando 3×1 no Palmeiras dentro de sua casa, com direito a deboche do Camisa 9, o que gerou revolta da torcida que arremessou cadeiras dentro do campo.
Flamengo campeão da Mercosul em cima do Palmeiras com o improvável gol de Lê
Mas já que estamos falando de final continental, em que as duas equipes iram duelar, como não citar o gol de Lê, cria da base e rubro-negro de carteirinha, na final da Copa Mercosul (que anos depois deu lugar à Copa Sul-Americana) de 1999, no empate em 3×3 no segundo jogo da final.
O meia-atacante reserva já havia marcado quatro gols na competição, todos saindo do banco, uma vez que Caio e Reinaldo comandavam o ataque do time, entrou para mudar o jogo e colocar seu nome na história.
Não deixe de ler sobre a Mercosul: A Copa Mercosul 1999: uma conquista ao velho modo Flamengo de ser
A primeira partida da final da Copa Mercosul foi eletrizante. E o Flamengo venceu por 3×2 no Maracanã. No segundo jogo, o time estrelado do “Porco” contava com jogadores já consagrados como Marcos, Zinho, Paulo Nunes, Arce, Alex, entre outros, veio com tudo em busca do resultado dentro de casa e com apoio da sua torcida.
Os deuses do futebol quiseram que um garoto de 20 anos da base rubro negra saísse cara a cara com Marcos e fizesse o gol de empate que sacramentava o titulo do Mais Querido.
É por essa e outras histórias que a Nação Rubro-Negra deve ter muita fé nessa camisa! Nos momentos mais difíceis e com times medianos ou mesmo ruins, a equipe reuniu forças e fez história. Como bem diz a famosa frase: o Flamengo não se discute, o Flamengo se ama.
Brenner de Paula. Quirinópolis, Goiás. Novembro de 2021