Nesta quarta-feira (28), o Flamengo venceu o Aucas e se classificou para as oitavas da Libertadores. No entanto, apesar da vitória, o Mais Querido ficou em segundo no Grupo A. De acordo com o regulamento da Conmebol, todos os times que ficaram em segundo nos seus respectivos grupos, se unem no pote 2 e terão que decidir o segundo jogo fora de casa.
Nesse sentido, o MRN separou as últimas vezes que o Flamengo precisou decidir fora na Libertadores. Em cinco anos disputando a competição, o Rubro-Negro precisou definir a partida três vezes longe do Maracanã. Porém, apesar da dificuldade, o Fla conseguiu a classificação em duas ocasiões. Relembre:
Leia mais: Sampaoli analisa evolução do Flamengo e cobra regularidade
Flamengo x Cruzeiro – Oitavas de final (2018)
Nesse recorte, o duelo contra o Cruzeiro na Libertadores de 2018 foi o único com final triste para o Mengão. Assim como acontece neste ano, o Rubro-Negro ficou em segundo lugar no Grupo D e precisou definir o duelo das oitavas fora de casa. Contudo, já no Maracanã, o resultado não foi nada bom para o Flamengo.
Já na ida, onde a torcida rubro-negra era maioria, o Mais Querido perdeu por 2 a 0. Ou seja, para se classificar para as quartas, o Flamengo precisaria reverter o placar no Mineirão, casa do Cruzeiro. No entanto, o Mengo acabou fazendo apenas 1 a 0 na volta, perdeu no agregado e se despediu da Libertadores 2018 precocemente.
Flamengo x Internacional – Quartas de final (2019)
Sendo assim, um ano depois, o Fla entrou em campo novamente fora de casa para decidir. Pelas quartas de final, o Mais Querido enfrentou o Internacional, que havia feito uma melhor campanha na fase anterior, e, portanto, poderia definir no Beira Rio. Porém, dessa vez, o Rubro-Negro fez diferent ao ano anterior.
Isso porque, com a ajuda da Nação, o Flamengo de Jorge Jesus venceu o Inter por 2 a 0 no primeiro jogo. Nesse sentido, o Mengo já viajou para o Sul com uma boa vantagem na mala. No Beira Rio, os colorados abriram o placar e apresentava sinais de reação. Mas Gabigol fechou a classificação rubro-negra aos 83 minutos, formando o 3 a 1 no placar para o Flamengo.
Em seguida, o Fla bateu o Grêmio nas semifinais e chegou até a grande decisão diante do River Plate. Em Lima, Gabigol foi decisivo mais uma vez e conquistou o bicampeonato da Libertadores.
Flamengo x Barcelona de Guayaquil – Semifinais (2021)
Bem como aconteceu em 2019, o Flamengo voltou a precisar vencer longe do Maracanã na Liberta. Dessa vez, o desafio era contra o Barcelona de Guayaquil, time que desbancou clubes como Boca Juniors e Santos na liderança do Grupo C. Sendo assim, o Rubro-Negro tinha a missão de acabar com a zebra nas semifinais.
No primeiro jogo em casa, o Mengão conseguiu construir um bom placar por 2 a 0. Portanto, bastava assegurar mais uma boa partida no Equador contra o Barcelona, para fechar a vaga na grande final. Para isso, o Fla contou novamente com o poder de decisão de Bruno Henrique, que havia feito os dois gols na ida da semifinal.
Assim como no Maracanã, o camisa 27 balançou as redes mais duas vezes. Dessa forma, BH garantiu mais uma final para o Flamengo, diante do Palmeiras. Porém, o final foi longe de ser feliz: o Rubro-Negro perdeu para os paulistas já na prorrogação do duelo.
Sorteio da Libertadores
Por fim, após a definição de quem avança para a próxima fase da Libertadores, a Conmebol já agendou quando acontecerá o sorteio. A saber, o Flamengo conhece seu próximo adversário na Glória Eterna no próximo dia 5 (quarta-feira), às 13h (horário de Brasília).
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: estádio, Fortaleza e Gerson
- Flamengo coloca mensagem subliminar com provocação ao Vasco em anúncio de projeto do estádio
- Projeto indica propagação de som menor no setor visitante do estádio do Flamengo
- Estádio do Flamengo pode dobrar receita do Maracanã; veja valores
- Saiba como será a setorização do estádio do Flamengo