Nesta terça-feira (3), o ex-técnico da seleção brasileira, Tite, aceitou a proposta do Flamengo. Portanto, irá comandar o clube ainda neste ano, começando durante a Data-Fifa. Além disso, o treinador se torna mais um que comanda a seleção e depois o Mengão. Adenor se torna o 8º a conseguir o feito, em uma lista que começa em 1951.
O MRN separou todos os treinadores que, assim como Tite comandaram tanto a seleção brasileira como o Flamengo depois. Os nomes vão desde campeões mundiais e lendas nacionais até passagens modestas por ambos. Confira:
Bet365 4.9 de 5 |
|
Leia mais: Tite no Flamengo é mais um ‘ídolo’ corintiano a virar casaca
Treinadores de seleção brasileira e Flamengo
Flávio Costa
Em 1951, logo após comandar a seleção brasileira do “Maracanaço”, Flávio Costa retornou ao Flamengo. O treinador já havia comandado o Mais Querido entre 1934 e 1937. Além disso, retornou tanto à seleção em 1956 como ao Mengão em 1962, na sua terceira passagem. Flávio é o treinador que mais vezes ganhou o Campeonato Carioca, com 8 títulos, tendo treinado também o Vasco da Gama.
Aymoré Moreira
Campeão Mundial em 1962, Aymoré Moreira treinou o Flamengo em 1967, mas ficou por pouco tempo. O treinador retornou à seleção brasileira ainda naquele mesmo ano, em sua terceira passagem pela “Canarinho”. Aymoré não conquistou títulos pelo Mais Querido.
Zagallo
Ilustre rubro-negro, Zagallo também treinou tanto a seleção brasileira como o Flamengo. O treinador assumiu o Mengão em 1972, quando fez sua primeira passagem na beira do gramado pelo clube. O “Velho Lobo” ainda retornaria ao clube outras duas vezes: em 1984 e 2000. Enquanto foi tricampeão Carioca em 53-54-55 como jogador, como técnico, Zagallo venceu duas vezes o estadual e uma Copa dos Campeões.
Confira também: 6 jogadores do Flamengo que esperam recuperar espaço no time com Tite
Telê Santana
Após Zagallo, outro treinador emblemático no futebol brasileiro assumiu o Mengão. Telê Santana comandou o Flamengo em 1988, após sua segunda passagem pela seleção brasileira, em 1986. Apesar disso, Telê ganhou apenas uma Taça Guanabara pelo clube, em 89, e teve seu auge com o São Paulo nos anos 90.
Evaristo de Macedo
Ídolo rubro-negro com passagens por Real Madrid e Barcelona, Evaristo de Macedo, bem como os anteriores, treinou o Flamengo e a seleção brasileira. Entretanto, não chegou a estar na beira do gramado durante uma Copa do Mundo. A passagem de Evaristo pela “Canarinho” foi em 1985, e veio a treinar o Mengão em três ocasiões: 1993-95, 98-99 e 2002-03.
Vanderlei Luxemburgo
Flamenguista declarado e com vontade de ser presidente do clube, Luxemburgo também entra na lista dos que comandaram Brasil e Flamengo. A passagem de Luxa na seleção foi de 1998 até 2000, ganhando uma Copa América. Retornou ao Mengão 10 anos depois, em sua terceira passagem como treinador. Aliás, foi o último a treinar o Fla da primeira à última rodada do Brasileirão, em 2011. Venceu um Carioca naquele mesmo ano.
Mano Menezes
Último treinador antes de Tite a comandar a seleção brasileira e o Flamengo, Mano Menezes ficou de 2010 à 2012 na seleção, sendo demitido ainda que tivesse bons resultados com a Amarelinha. Assumiu o Mengão em 2013, mas foi demitido após sequência de maus resultados, dando lugar à Jayme de Almeida, que viria a ser campeão da Copa do Brasil naquele ano.
Tite
Por fim, o mais recente dos treinadores. Tite aceitou comandar o Flamengo e será seu primeiro trabalho após deixar a seleção brasileira. Adenor conquistou a maior parte de seus títulos pelo Corinthians, vencendo Brasileirão, Libertadores e Mundial pelo clube. Na seleção, venceu a Copa América em 2019, foi vice em 2021 e foi eliminado nas quartas de final da Copa do Mundo tanto em 2018 como em 2022.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Últimas notícias do Flamengo: Libertadores 2019, crias vencendo e reforços
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão