O Peñarol x Flamengo para definir o classificado às semis da Libertadores, nesta quinta-feira (26), no Campeón del Siglo, marcará um reencontro para o lateral-direito Guillermo Varela. Revelado pelo time uruguaio, o rubro-negro retorna ao estádio onde deu os primeiros passos na carreira e pela primeira vez como adversário. O objetivo agora é derrotar o aurinegro para seguir buscando o título com o Mengão.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
Varela fez as categorias de base no Peñarol e foi promovido ao time principal em 2011, onde ficou até 2013, antes se transferir para o sub-21 do Manchester United. Primeira passagem que contou com apenas um jogo. Mas ele retornou quatro anos depois e realizou o desejo de jogar temporadas completas pelo clube, entre 2017 e 2018.
➕ Desfalques e últimos jogos: como chega o Peñarol para decisão contra o Flamengo
O lateral-direito chegou ao time no meio da temporada de 2017 e foi titular nos 11 jogos finais até o título do Campeonato Uruguaio. Já no ano seguinte fez o caminho inverso: jogou as primeiras 19 partidas do ano em que o time se sagrou bicampeão uruguaio. Foram 30 jogos no total da segunda passagem, sem gols ou assistências.
Bom desempenho com a camisa aurinegra despertou novo interesse da Europa, e o jogador foi negociado com o FC Kobenhavn, da Dinamarca. Ele ainda teve passagem pelo Dynamo Moscou antes de chegar ao Flamengo em 2022.
A partida de ida das quartas de final da Libertadores foi a primeira vez que Varela enfrentou o Peñarol em sua carreira. Agora, portanto, o lateral vivenciará pela primeira vez a experiência de jogar no Campeón del Siglo como um adversário e precisa de uma vitória contra seu ex-clube.
Em função da derrota por 1 a 0 no Maracanã, o Flamengo precisa de uma vitória por dois gols de diferença para avançar no tempo normal. Um triunfo por diferença mínima leva a disputa da vaga para os pênaltis.
Retrospecto de Varela no Campeón del Siglo
Varela fez 15 dos 17 jogos em casa com a camisa do Peñarol no Campeón del Siglo, e o retrospecto do lateral-direito é de invencibilidade. Foram 14 vitórias e um empate no período que o lateral esteve na equipe, um aproveitamento de 95%.
O rubro-negro não possui gols ou assistências, mas foi titular em todos esses jogos. Agora do lado do Flamengo, manter o aproveitamento de vitórias pode significar a classificação do Mais Querido na Libertadores.
A decisão de Tite poupar Varela e os outros titulares no jogo da ida já indicava a titularidade do lateral, que fica ainda mais provável após Wesley apresentar dores no treino desta quarta (25).
O Flamengo deve entrar em campo para enfrentar o Peñarol com a seguinte formação: Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Alex Sandro; Léo Ortiz, Gerson, De La Cruz, Arrascaeta; Gonzalo Plata e Bruno Henrique.