O sorteio para as oitavas de final da Libertadores que acontece nesta sexta-feira (27), e 12 equipes já garantiram a vaga na próxima etapa da competição internacional. Os grupos B e E definem as outras quatro vagas nesta quinta-feira (26). Assim, o Flamengo já analisa os adversários e os caminhos possíveis para a glória eterna no torneio.
O Flamengo terminou a fase de grupos da Libertadores com a vitória por 2 a 1 contra o Sporting Cristal (PER), e finalizou a primeira etapa do torneio na liderança do Grupo H, com 16 pontos conquistados, se classificando com folga para o mata-mata.
Leia mais: Flamengo iguala recorde na Libertadores após 15 anos
Logo após a classificação do Mais Querido na próxima fase do torneio, o comando técnico analisa os possíveis confrontos. Isto é, os segundos colocados em seus grupos do torneio que até o momento são: Emelec, Vélez Sarsfield, Talleres, Fortaleza e Cerro Porteño. Além disso, faltam definir os grupos B e E, que entram em campo nesta quinta-feira (26).
O sorteio dos confrontos das oitavas de final acontece na sexta-feira (27), às 13h. Os 16 clubes classificados serão divididos em dois potes com oitos clubes cada. Junto com o Flamengo no pote 1 para o sorteio, estão Palmeiras, Estudiantes, Atlético-MG, River Plate e Colon. Já o pote dois terá os oito segundo colocados.
Os segundos colocados já classificados para as oitavas da Libertadores
Os grupos A, C, D , F, G e H já foram definidos por isso as equipes aguardam o sorteio dos confrontos das oitavas de final, que acontece na sexta-feira (27). Além disso, os grupos B e E definem os 16 times classificados nesta quinta-feira (26).
No grupo A, o Emelec somou oito pontos (Vitórias: 2; Empate: 2; e, Derrota:2). Por isso, o time equatoriano ficou em segundo lugar, não superando o Palmeiras que ficou na primeira colocação. No campeonato nacional, o time do Equador está no 6ª lugar após 14 rodadas, com 22 pontos – são seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
O grupo C foi definido por uma dupla argentina, pois o Estudiantes somou 13 pontos (vitórias: 4; empate: 1; e, derrota:1). Enquanto o Vélez ficou em segundo lugar com oito pontos (vitórias: 2; empates: 2; e, derrotas: 2).
As equipes fizeram campanhas iguais no campeonato argentino. O Estudiantes ficou em 1ª lugar no Grupo B da Copa de la Liga Profesional. Mas foi elininado na fase mata-mata pelo ArgentinoJrs nos pênaltis. Já o Vélez ficou em 6ª lugar no Grupo B da Copa de la Liga Profesional. Assim, não participou da fase mata-mata.
O Tolima venceu o Atlético-MG no Mineirão na última rodada. Por isso, garantiu o segundo lugar do grupo D, ficou com 11 pontos (vitórias: 3; empate: 2; derrota: 1). Assim, confirmando a classificação para s oitavas de final da Libertadores.
Além disso, O Tolima lidera o grupo B do Apertura 2022, com três pontos. Mas antes da fase de grupos, o clube se classificou na parte geral em segundo lugar na competição nacional com 40 pontos – foram 12 vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
A segunda posição do grupo F foi disputada entre Fortaleza e Colo-Colo. Na quarta-feira (25), o time cearense conseguiu a classificação para as oitavas de final da Libertadores após vencer o time chileno por 4 a 3 fora de casa e fazer história no torneio. No total, foram 10 pontos com três vitórias, um empate e duas derrota.
No entanto, o Fortaleza está na última posição na tabela do Brasileirão, com apenas um ponto em seis jogos até a oitava rodada da competição. Além disso, o time cearense perdeu cinco partidas e empatou uma.
O Cerro Porteño decidiu a última vaga do grupo G da Libertadores contra o Olimpia. Apesar de perder para o rival por 1 a 0 na quarta-feira (25), se classificou em segundo lugar no grupo G com oito pontos – foram duas vitórias, dois empates e duas derrotas.
Os dois times paraguaios também estão próximos no Apertura Primera Division, com Cerro em segundo lugar e Olimpia em terceiro lugar. Na tabela da competição nacional paraguaia, o Cerro somou 38 pontos, com 12 vitórias, dois empates e três derrotas. Já o Olimpia tem 30 pontos, , com nove vitórias, três empates e cinco derrotas.
O grupo H foi definido pelo adversário do Flamengo, o Talleres somou 11 pontos (Vitórias: 3; empate: 2; derrota: 1). Além do torneio argentino, o clube ficou em 12ª lugar no Grupo A da Copa de la Liga Profesional. Assim, não participou da fase mata-mata.
Os primeiros colocados para o Flamengo ficar de olho
O Flamengo sacramentou a terceira melhor campanha da Libertadores na vitória da última terça-feira (24) sobre o Sporting Cristal, por 2 a 1, no Maracanã. No entanto, o Rubro-Negro é o 14° na tabela do Brasileirão, com nove pontos, e o desempenho em números é inferior aos da Libertadores, com somente duas vitórias, três empates e duas derrotas. Agora, a equipe espera para saber o caminho para a glória eterna.
No grupo A, o Palmeiras teve 100% de aproveitamento, garantindo não apenas a melhor campanha da fase de grupos da edição atual, como também da história da Libertadores, por conta do saldo de gols (22), superando o Boca Juniors de 2015, que também teve 100% de aproveitamento, mas com saldo 17. No total, foram 18 pontos, com seis vitórias, e com 25 gols marcados passou a ser o melhor ataque da história dessa etapa da competição.
Já no grupo D, o Atlético-MG contou com o Hulk como um dos maiores artilheiro da história do Galo na Libertadores. Assim, a equipe mineira contabilizou 11 pontos (Vitórias: 3; Empate: 2; Derrota: 1). No Brasileirão, a equipe de Minas está em quarto lugar com 12 pontos – são três vitórias, três empates e uma derrota no torneio nacional.
O River Plate fez uma das melhores campanhas da edição atual da Libertadores, totalizando 16 pontos, com cinco vitórias, um empate e nenhum derrota no grupo F. Por outro lado, o tradicional time argentino ficou em 2ª lugar no Grupo A da Copa de la Liga Profesional, com 29 pontos – foram 9 vitórias, dois empates e três derrotas. Já na fase mata-mata, o time argentino foi eliminado pelo Tigre nas quartas de finais do torneio nacional.
Por fim, o Colón se classificou em primeiro lugar no grupo G com 13 pontos depois de vencer três partidas, empatar uma e perder uma. Já no torneio argentino, o Colón ficou em 9ª lugar no Grupo B da Copa de la Liga Profesional. No entanto, não participou da fase mata-mata.
Grupo B e E definem o futuro nesta quinta-feira
Os últimos confrontos da fase de grupos da Libertadores serão definidos nesta quinta-feira (26). A principal disputa por uma classificação é no grupo E porque Corinthians e Boca Juniors lutam por uma vaga na próxima etapa do torneio internacional. Assim, uma das equipes pode atravessar o caminho do Flamengo nas próximas etapas.
Já o grupo B conta com o Athletico-PR e o Libertad como favoritos para passar de fase. O Furacão é a equipe bem conhecida pelos torcedores flamenguistas, em especial, pelos confrontos decisivos em competições nacionais, como na Copa do Brasil.
Também seguem na disputa por uma vaga no grupo B, o Caracas e The Strongest com seis pontos. Além de Libertad e Athletico-PR com sete pontos.
Como o Deportivo Cali está em primeiro no grupo E, Boca e Corinthians aumentam a disputa por uma vaga para as oitavas de final da Libertadores. Assim, é possível surpresas no caminho ao longo da próxima etapa da Libertadores.
Como o Flamengo pode escapar das pedreiras?
Para escapar das pedreiras nas oitavas de final da Libertadores, o Flamengo precisa ter a sorte de estar do lado oposto de Palmeiras, Atlético-MG e River Plate. Para isso, os três rivais deverão estar do mesmo lado da chave. Ou seja, devem estar nos confrontos A, H, D ou E enquanto o Flamengo deve estar nos confrontos B, G, C ou F. ou vice versa.