A torcida do Flamengo ainda questiona desempenho do time no início do ano e pede mais reforços para o elenco comandado pelo técnico Tite. Mas o jornalista André Rizek acredita que o plantel rubro-negro já é o suficiente para tornar o time um dos grande favoritos a todos os títulos de 2024, ao lado de Atlético-MG e Fluminense.
Rizek analisou o início desta temporada e colocou os três times como favoritos a disputarem Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil do início ao fim. Ele entende que o Palmeiras, principal rival do Mengão por títulos nos últimos anos, começa 2024 em desvantagem pela falta de reforços. Assim, apesar de elogios ao trabalho de Abel Ferreira, o jornalista acredita que os elencos do trio irão fazer a diferença.
➕: Conmebol vai pagar premiação recorde nas competições de 2024
“O trabalho do Abel é muito bom, mas você olha o elenco do Flamengo, do Atlético e o Fluminense se reforçando, e vem uma dúvida se o Palmeiras terá condições de enfrentar esses elencos que me parecem mais encorpados.”, iniciou o jornalista.
Em seguida, André Rizek entende que um elenco numeroso é importante para os times aguentarem a temporada com mais de 70 no Brasil. Assim, exaltou as opções ofensivas do Flamengo e dos clubes que podem revezar jogadores sem sofrer grande perda de qualidade técnica.
“Você olha para a concorrência e o Flamengo tem Pedro e Gabigol para o ataque, Bruno Henrique, Cebolinha e Luiz Araújo para os lados, e mais o De La Cruz. O Atlético tem Hulk, Paulinho, Pavón, Vargas, Scarpa, e o Bernard vai chegar no meio do ano. O próprio Fluminense tem opções e encorpou o elenco.”, completou.
Caso chegue em todas as finais da temporada, o Flamengo terá disputado um total de 77 partidas ao final do ano. Número de jogos inviável para qualquer atleta, que naturalmente obriga os treinadores a fazerem muitas mudanças no time ao longo do ano. Assim, desde 2019 o Rubro-Negro adota a estratégia de ter jogadores de qualidade similar no time titular e reserva.
Além disso, é importante destacar que o Campeonato Brasileiro não vai parar durante a Copa América de 2024. A competição acontecerá entre junho e julho, nos Estados Unidos, e certamente vai desfalcar o Flamengo na liga nacional. Os jogadores devem perder de seis a nove rodadas, a depender da campanha de sua seleção.
Tite explica montagem do elenco do Flamengo para 2024
Sabendo do calendário ainda mais apertado em 2024, Tite quer ter dois jogadores de cada função brigando no elenco rubro-negro. Em entrevista ainda nos Estados Unidos, durante pré-temporada, o treinador explicou como projeta o elenco rubro-negro para a temporada.
“O que eu acredito numa equipe do tamanho do Flamengo: ter dois atletas em cada posição é importante. Porque é inevitável um momento de decréscimo técnico, problema físico ou convocação. E o Flamengo enquanto instituição tem que ter uma equipe forte. Tenho colocado isso para eles. Depois o técnico vai agradar 11 que vão ficar contentes. Cinco vão entra em condições normais e vão ficar um pouco satisfeitos com o técnico. Os outros não vão gostar, mas vão ter o meu respeito e o trabalho.”