O Fifa The Best aconteceu em Paris, na França, com as premiações aos melhores jogadores e jogadoras entre agosto de 2021 e dezembro de 2022. Um dos momentos principais do evento é a eleição do Time Ideal. Inicialmente, 26 atletas são selecionados e deste grupo sai a equipe com 11.
No entanto, o Vinícius Júnior, após belíssima temporada, não foi escolhido para estar entre os 26 jogadores. Sendo assim, ocasionou em muitas reclamações de torcedores e, inclusive, do Carlo Ancelotti, técnico do Real Madrid.
Leia mais: Súmula de Flamengo x Botafogo relata xingamentos em expulsões e objetos atirados
Antes do início do Fifa The Best, o Roberto Carlos, embaixador do clube espanhol, comentou a ausência do atacante brasileiro na lista de melhores jogadores da temporada.
“Não posso falar muito sobre a situação. É uma pena, mas nós cuidamos muito do Vinícius. Ele sabe que tudo que tem feito dentro de campo é o mais importante. O prêmio individual é interessante, mas o que o Vinícius representa para o Real Madrid vale uma enormidade. Que ele continue crescendo, evoluindo e melhorando”, disse o ex-atleta.
No ataque, os selecionados no lugar do ex-Flamengo foram: Benzema, Haaland, Lewandowski, Mbappe, Messi, Neymar e Cristiano Ronaldo.
Roberto Carlos sobre racismo ao Vinícius Júnior
Além da premiação, Roberto Carlos falou sobre os casos de racismo que estão acontecendo com Vinícius Júnior. Deste modo, o embaixador dos Merengues minimizou os ataques preconceituosos ao atleta.
“Eu também sofri. Estou super tranquilo. Quanto mais importância a gente dá para isso, pior é. Deixa os mal educados e ignorantes. Eles saem de casa para criticar e nós saímos para nos divertir. Quanto mais a gente fala, traz uma sensação ruim. Sofri muito isso e estou aqui feliz”, finalizou.
A La Liga anunciou a criação de uma comissão para combater insultos racistas contra o brasileiro. Apesar disso, os casos continuam ocorrendo, mesmo com as possibilidades de punições.
Time Ideal 2022
Sem Vinícius Júnior, o Time Ideal 2022 ficou definido em um esquema inusitado de 3-3-4, bem como a seguinte escalação: Courtois; Hakimi, Van Dijk, Cancelo; Casemiro, De Bruyne e Modric; Messi, Benzema, Haaland e Mbappé. Ou seja, do elenco do Real Madrid, apenas Valverde e Rudiger não está na equipe dos melhores do ano.
Por fim, vale ressaltar que o Time Ideal é votado por jogadores e técnicos de todo o mundo.