Atacante do Al-Ahli, Roberto Firmino lançou nesta semana a sua autobiografia ‘My Liverpool Years’. Na obra, o brasileiro descreve como foi os seus oito anos defendendo o time inglês, entre 2015 e maio de 2023. O Flamengo, time que Firmino encarou no Mundial de Clubes, foi citado no livro do atacante.
Roberto Firmino revelou que foi um dos responsáveis por ligar o alerta para o técnico Klopp sobre o poder do Flamengo. O Liverpool enfrentou o Mengão na final do Mundial de 2019, e superou o time lendário de Jorge Jesus apenas na prorrogação.
Leia mais: Mundial de Clubes da Fifa terá Flamengo, Fluminense e Palmeiras; veja lista
Em seu livro, Firmino diz que convocou uma reunião com Jurgen Klopp antes da final. Alisson e Fabinho, ambos brasileiros, também participaram da conversa. Firmino e companhia mostraram para Klopp como o Flamengo poderia ser perigoso, e a importância de conquistar um Mundial, título inédito para o Liverpool até então.
Depois disso, o treinador mudou sua percepção. Colocou o time com força máxima para enfrentar o Rubro-Negro, e ainda assim, passou sufoco nas mãos de Jorge Jesus. As estatísticas comprovam o equilíbrio do jogo: Flamengo teve mais posse de bola (53% x 57%) e trocou mais passes (669 x 601).
Os ingleses, por outro lado, chegaram mais vezes ao gol de Diego Alves, com cinco finalizações. O Mengão atacou a meta de Alisson três vezes. A partida foi finalizada só aos 99 minutos, quando Firmino superou a defesa do Flamengo e marcou o único gol da final.
Firmino e outros jogadores do Liverpool elogiaram Flamengo pós-Mundial
Tamanha qualidade do Flamengo naquele ano assustou os jogadores do Liverpool. Mesmo acostumados com grandes adversários, por jogarem na liga mais difícil do mundo, os atletas reconheceram o trabalho do Rubro-Negro.
O próprio Roberto Firmino, por exemplo, elogiou o time e principalmente Jorge Jesus. “Faz um bom trabalho com o treinador, tem jogadores maduros. Jogou de igual para igual com a gente. Foi um jogo difícil, se portaram bem. Não foi fácil jogar contra o Flamengo”, revelou após ganhar o Mundial de Clubes.
Alexander Arnold, lateral que segue no Liverpool, relembrou do jogo em 2021. O inglês também comentou sobre a torcida do Flamengo. “Eles deviam ter avisado (sobre o nível técnico), porque não esperávamos que eles fossem tão bons, para ser honesto. Eles eram uma equipe muito boa. A torcida deles era incrível, isso é algo a se destacar”.
O volante Fabinho, que hoje defende o Al-Ittihad, não esteve naquele Mundial. Porém, o brasileiro sentiu que seus companheiros foram surpreendidos com a força do Mengão. “Estudamos a equipe deles, mas não sei se nossos jogadores estrangeiros já conheciam os do Flamengo de outras ocasiões. Acredito que de alguma maneira, sim, eles foram surpreendidos pela maneira que o Flamengo jogou”.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão
- Sesc Flamengo entra em crise após derrota para o Sesi Bauru