Ex-dirigente do Flamengo e hoje coordenador da Seleção Brasileira, Rodrigo Caetano rebateu as declarações de Rodolfo Landim sobre erro da CBF que pode ter ocasionado a grave lesão de Pedro. O presidente afirmou que a comissão não seguiu as recomendações e aplicou treino mais intenso do que o devido. Mas Caetano rechaçou essa possibilidade em entrevista nesta sexta-feira (20)
“Não estou aqui para fazer análise de nenhuma declaração a respeito disso. Posso dizer que tem grandes profissionais aqui da CBF que já estão há muito tempo, são permanentes da casa e realizam esse trabalho ao longo de todos esses anos. Não somente com essa comissão técnica. Esse controle de carga existe, tivemos todo o cuidado do mundo. Agora, análise se foi ou não foi, não vou entrar nesse debate. A gente sempre gera todo e qualquer tipo de relatório não só para o Flamengo, Atlético-MG… Para todos os clubes, de tudo que os atletas fazem desde o primeiro dia que chegam aqui. Obviamente foram respeitados, na nossa visão, todos esses protocolos”, iniciou o dirigente.
➕ Beto, ídolo do Flamengo, perde a linha e xinga Tite em rede social
Ele confirma que os clubes recebem um relatório com todas as atividades feitas pelos atletas a serviço da Seleção. Mas, ainda que Landim tenha afirmado que os índices de Pedro estavam acima do recomendado para um atleta recém-recuperado de lesão, o dirigente utilizou o fato como justificativa do trabalho feito de forma correta e classificou a rupta no ligamento cruzado como uma “fatalidade”.
“Infelizmente foi um acidente, uma fatalidade. Era o segundo dia de treinamento, o primeiro foi o recovery. Mesmo antes de iniciar o treinamento infelizmente teve esse acidente que o tirou da temporada, o que a gente lamenta. A CBF fez o que precisava ser feito, deu toda a condição e fez o investimento necessário para que ele retornasse o mais rapidamente possível ao Rio de Janeiro para que iniciasse o treinamento, pudesse ter a intervenção cirúrgica. Agora nos resta acompanhar e apoiá-lo porque o Flamengo tem grandes profissionais e vai conduzir muito bem a recuperação dele.”
Pedro se apresentou à Seleção Brasileira logo após ficar três semanas fora para tratar lesão muscular. Ele atuou 70 minutos pelo Flamengo contra o Corinthians, no dia 1º de setembro, e depois foi defender o time nacional.
O cenário de retorno de lesão requer uma atenção especial, pois o atleta passa por um aumento de carga física repentino. Assim, o Flamengo afirmou que avisou para a CBF sobre a necessidade de ser feito um trabalho leve com o atacante. Contudo, Landim afirma que as marcações equivalentes a 4,5km foram acima.
Flamengo tem direito a receber indenização
O Flamengo já iniciou os trâmites necessários para entrar no Programa da Fifa de Proteção dos Clubes e receber indenização pela lesão de Pedro na Seleção Brasileira. A entidade paga uma compensação proporcional ao salário em caso de lesões graves. Rodrigo afirmou que a CBF vai facilitar esse processo.
“Todo atleta convocado ele tem um seguro obrigatório da Fifa além de um seguro contratado pela CBF. Isso está sendo conduzido pelo departamento jurídico, mas creio que é um direito. O que posso te afirmar é que a CBF é facilitadora em todos os sentidos para que, não o Pedro, e sim o Flamengo tenha direito a esse tipo de indenização.”
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Varela ‘bate o martelo’ sobre futuro no Flamengo em 2025
- Leila Pereira volta a acusar Gabigol de tentar usar Palmeiras ‘de trampolim’
- Notícias do Flamengo: Pitta, Fortaleza e Borussia
- Os detalhes da oferta de renovação que Gabigol recusou do Flamengo
- Flamengo prevê arrecadar R$ 60 milhões com inauguração do estádio