A última vez que Rodrigo Caio entrou em campo com a camisa do Flamengo foi em 3 de dezembro de 2021, contra o Sport, na Arena Pernambuco, em Recife. Desde então, o zagueiro passou por uma artroscopia no joelho direito, lutou contra uma artrite séptica e vem se dedicando a um longo período de recuperação com trabalhos multidisciplinares que envolvem todo o departamento médico do clube.
Leia Mais: Olho no rival! Como o São Paulo chega para enfrentar o Flamengo
Matéria do portal GE.Globo publicada neste sábado (16) narra o período de quatro meses em que Rodrigo Caio esteve fora de combate. Da ameaça à saúde do jogador ao semblante de alívio com a proximidade da volta, não foram 120 dias fáceis. Tudo começou em 7 de dezembro de 2021, quando o defensor foi submetido a uma artroscopia no joelho. A recuperação, que deveria ser simples, virou um drama quando os pontos infeccionaram. De volta ao hospital, Rodrigo passou por lavagens no local e tratamento intravenoso com antibióticos.
Vencida a infecção, era hora de recuperar a forma de atleta profissional. Com o organismo fraco e 8kg mais magro, o campeão brasileiro e da Libertadores em 2019 teve problemas na flora intestinal e na absorção de micro-nutrientes. Além disso, Rodrigo apresentou importante desequilíbrio muscular que precisou ser atacado em atividades multidisciplinares com médicos, fisioterapeutas e preparação física. Etapas foram traçadas e cumpridas com rigidez para minimizar o risco de novas lesões e o zagueiro passou pelo período sem problemas musculares.
Recuperação entra na fase final
Alternando trabalhos na academia, de fisioterapia e também trabalho em campo, dia a dia, Rodrigo foi se aproximando da melhor forma. Os médicos do Flamengo estão esperando que ele se aproxime dos indicadores físicos e de desempenho que registrava no auge. Quando isso acontecer, será liberado para o técnico Paulo Sousa. No Twitter, Rodrigo Caio comentou o momento que vive no Flamengo: “Com muita alegria, iniciei o último processo da minha recuperação, a transição com a preparação física. Até aqui tudo feito com muito trabalho, dedicação e amor. E dessa forma que seguiremos, com toda a certeza que voltarei mais forte do que nunca. Gratidão meu Deus!