Após mais de seis meses sem atuar, Rodrigo Caio voltou a campo na noite última terça-feira (24) contra o Bangu. Apesar de naturalmente apresentar falta de ritmo, o zagueiro mostrou alguns indicadores interessantes para as ideias de Vitor Pereira.
Rodrigo Caio volta a apresentar indicadores que fazem parte de seu jogo
O jogador atuou pelo lado direito, formado dupla de zaga com o canhoto Cleiton. O posicionamento sem bola foi bem parecido com o que o “time A” utilizou nas três partidas sob o comando do técnico português na temporada.
Leia mais: A grande atuação de Matheuzinho contra o Nova Iguaçu
Já ofensivamente houve uma pequena mudança: Mario Jorge utilizou nos dois jogos que treinou o Flamengo um dos laterais mais próximo dos zagueiros. Dessa forma, Rodrigo Caio ora atuava centralizado na saída de três, ora era o homem pela direita na construção.
Aprofundando-se sobre a atuação do jogador em Volta Redonda, inicialmente chamou muita atenção o timing do atleta em acelerar o jogo. E isso pode ser tanto identificado na fase ofensiva quanto na defensiva.
Nos momentos de construção do Bangu, Rodrigo Caio buscou se posicionar em muitos momentos para se antecipar aos adversários, bem como rapidamente iniciar um ataque rubro-negro. Isso aconteceu em perseguições mais longas aos atacantes e recuperações de posse.
A fim de retomar a posse com rapidez, os movimentos indicam um jogador preparado para lidar com situações de pressão pós-perda e de controle de profundidade, algo que faz parte do seu jogo desde 2019 e que segue como seu indicador.
Com bola, Rodrigo voltou a mostrar dois fundamentos importantes: a capacidade de progredir mais avançado e de acertar passes arriscados, de modo a oferecer maior apoio à equipe no meio de campo e também acelerar os ataques do grupo.
Como resultado, em muitos momentos auxilia com muita eficiência ao volante no setor, seja executando as ações ofensivas ou gerando dúvida ao adversário. Assim, aliviando a marcação no centro do campo.
Rodrigo Caio pode ser útil ao Flamengo em 2023?
Apesar de naturalmente a presença de Rodrigo Caio no plantel rubro-negro estar atrelada bastante à sua condição física, foi possível notar contra o Bangu que o jogador segue com muitas das características que o fizeram se tornar ídolo do clube.
Com as ressalvas de tempo e qualidade do adversário, no final que chama atenção é que o atleta não perdeu fundamentos tão importantes para seu jogo mesmo depois de mais um longo período parado. Algo que acontece com frequência após sequências de graves lesões.
Assim, condicionado à sua recuperação física e com seu histórico no clube, é possível projetar que Rodrigo Caio será importante para o Flamengo em 2023. Além disso,mostrou que pode ser titular em plenas condições ao lado de David Luiz.
Mas enfim, são respostas que só o tempo dirá…
Siga Douglas Fortunato no Twitter.