Há 46 anos nascia Ronaldo Angelim, conhecido como “Magro de Aço”, o zagueiro se tornou ídolo do Flamengo quando foi responsável pelo gol da conquista do hexacampeonato Brasileiro do Mais Querido, em 2009. O clube reservou um espaço em suas redes para parabenizar o ex-jogador.
Leia também: No acalento da torcida: Flamengo recebe impulso para a final da Libertadores em vídeos motivacionais; veja
O caminho até se tornar ídolo
O ano de 2009, antes de se tornar heroico, foi custoso e pesado para Angelim. No começo do ano, o jogador do Flamengo teve que se afastar dos gramados por seis semanas.
Depois de sentir dor na coxa direita, o zagueiro foi levado ao Hospital Pasteur, no Méier, e diagnosticado com Síndrome Compartimental Aguda – condição perigosa que consiste no inchaço dos vasos sanguíneos, causando sangramento excessivo que comprime a estrutura do local afetado.
A descoberta da condição fez com que Angelim precisasse ser submetido a uma cirurgia de emergência.
Leia também: Em entrevista exclusiva, Eduardo Bandeira de Mello diz receber “muito carinho da torcida”
Recuperado da operação e do susto, Angelim reintegrou o Flamengo e auxiliou o time na conquista de três Campeonatos Cariocas consecutivos – 2007, 2008 e 2009.
Em 6 dezembro de 2009, pela final do Brasileirão no Maracanã, o Flamengo entrou em campo contra o time reserva do Grêmio e superou o Tricolor Gaúcho, de virada, com os gols de David Braz e Ronaldo Angelim.
A conquista do título marcou o fim de um jejum de 17 anos sem ser campeão brasileiro. A última vez havia sido em 1992.
Leia também: Abel Ferreira prepara armadilha para vencer o Flamengo na final da Libertadores