O Flamengo deve se movimentar no mercado por reforços para a próxima temporada, mas também vai perder nomes. Rodinei, por exemplo, é um dos jogadores que já não ficaria no Mais Querido. Durante 2022, foram 23 atletas que deixaram o Mengão durante a temporada. Além disso, Diego Ribas e Diego Alves se despediram no último jogo da temporada, somando 25 saídas. O MRN traz uma retrospectiva dos jogadores que deixaram o clube em 2022. A maioria foi ainda no início da temporada.
Bruno Viana
O zagueiro chegou por empréstimo do Braga, de Portugal em 2021. Em janeiro de 2022, o clube optou por não exercer a opção de compra e Bruno Viana voltou para o time português. Desde então, jogou por Khimki e Yangtze, também emprestado.
Bill
Com pouco espaço no Flamengo, o jovem que surgiu na base do clube foi vendido ao Dnipro ainda em janeiro, onde também não conquistou seu espaço sendo emprestado duas vezes: primeiro para o Sport, depois para o RFS, da Letônia. Após dezembro, Bill volta ao Dnipro.
Leia mais: Paquetá debocha de ex-jogador que criticou danças da Seleção
Vitor Gabriel
O atacante surgiu como grande promessa, mas nunca se provou no Flamengo. Por isso, foi emprestado ao Braga em 2020 e voltou no meio do ano de 2021. Nos seis meses de clube, não conseguiu mostrar bom futebol quando jogou e foi mais uma vez emprestado em janeiro de 2022, desta vez para o Juventude.
Piris da Motta
O volante voltou para seu país, o Paraguai, para defender o Cerro Porteno ainda em janeiro. Era mais um jogador sem espaço na equipe carioca e que chegou a passar período emprestado ao Genclerbirligi em 2021. Quando voltou no meio da ano em questão, não conseguiu mostrar a que veio.
Max
O jogador revelado pelo Flamengo até marcou um golaço no Cariocão em 2021 e chamou a atenção, mas não conseguiu muito espaço no time carioca. Em janeiro, foi para a MLS defender o Colorado Rapids, onde está até hoje.
João Lucas
O lateral-direito já estava no Cuiabá por empréstimo desde 2021, mas foi em janeiro de 2022 que foi vendido e oficialmente deixou o Flamengo. Destaque do Bangu no Cariocão 2019, João Lucas atraiu interesse do Mais Querido e foi contratado, mas nunca conseguiu se firmar.
Kenedy
O atacante estava emprestado ao Flamengo pelo Chelsea, mas o pedido de Tomas Tuchel para que voltado ao time inglês surpreendeu a todos. Por isso, o jogador acabou embarcando para Londres ainda em janeiro de 2022.
Michael
Depois da ótima temporada que fez em 2021, o Flamengo não conseguiu segurar Michael, que foi para o Al-Hilal, da Arábia Saudita em janeiro. No entanto, o jogador está insatisfeito e já deixou claro inúmeras vezes que quer voltar para o Brasil, priorizando o Rubro-Negro.
Gabriel Batista
O goleiro foi emprestado e depois saiu de graça. No início do ano, foi para o Sampaio Corrêa e ao retornar, assinou com o Santa Clara, de Portugal, gratuitamente após o fim do contrato com o Rubro-Negro. Gabriel esteve na sombra de Diego Alves e Hugo Souza. O arqueiro até conseguiu jogar algumas partidas, mas sem grande destaque.
Hugo Moura
O volante passou o ano longe do Flamengo. Primeiro foi emprestado para o Athletico, em fevereiro, mas os paranaenses compraram o jogador em definitivo na janela do meio do ano. Os times se enfrentaram na final da Libertadores e Hugo Moura foi vice-campeão para o Mengo.
Thiaguinho
Em março, foi a vez de Thiago se transferir, mas por empréstimo. O meia foi defender o Houston Dínamo, dos EUA, mas volta ao Mengo ao fim de 2022. Thiaguinho chegou do Náutico com status de promessa, mas teve poucas chances no time de cima.
Renê
O lateral-esquerdo passou muito tempo no Flamengo, chegando em 2017 e saindo em abril de 2022 para o Internacional. Com a camisa flamenguista, Renê conquistou dois brasileiros, duas Libertadores (fez parte da campanha do título atual antes de deixar o clube), uma Copa do Brasil (pelo mesmo motivo anterior), duas Supercopas e uma Recopa, além de quatro Estaduais.
João Fernando
O goleiro que surgiu nas categorias de base do Flamengo foi dispensado pelo técnico português Paulo Sousa em abril. Desde então, o arqueiro não conseguiu um novo clube, mas atrai o interesse do Botafogo, rival carioca.
Ramon
O lateral-esquerdo sempre foi muito elogiado pelos torcedores do Flamengo desde que subiu para o profissional. Mesmo assim, o clube emprestou o jogador para o Red Bull Bragantino em abril após polêmica em que o jogador se envolveu ao atropelar um ciclista. O contrato de empréstimo se encerra no fim do ano e o atleta deve voltar ao clube em janeiro, a menos que os paulistas o comprem em definitivo.
César
Mais um goleiro que deixou o Flamengo em 2022 e depois de muito tempo. Cria do Ninho do Urubu, César esteve no banco de reservas desde 2013 e decidiu respirar novos ares em abril, quando foi para o Bahia. Atualmente o goleiro defende o Boavista de Portugal, onde está desde julho.
Andreas Pereira
O meia ficou marcado pela bobeada na final da Libertadores 2021 mas cumpriu seu contrato de empréstimo até junho de 2022. O jogador desejava permanecer para se redimir e conquistar a Libertadores, o que teve que fazer a distância, recebendo até medalha. O Manchester United vendeu o jogador para o Fulham.
Não deixe de ler também: ‘Dança do Pombo’ de Richarlison tem origem rubro-negra; entenda
Maurício Isla
O lateral chileno foi muito contestado no tempo em que esteve no Flamengo e a torcida se viu ‘livre’ do jogador quando decidiu defender a Universidad Católica, clube que o revelou. Isla deixou o clube em junho, na janela do meio do ano.
Gustavo Henrique e Willian Arão foram pedidos por Jorge Jesus
O ex-técnico do Flamengo, comandando o Fenerbahçe, levou Arão, com quem trabalhou no Flamengo. Gustavo Henrique não chegou a ser treinado por Jesus no Mengão, mas também atraiu interesse do português. A dupla deixou o clube e foi para a Turquia na janela do meio do ano.
Gabriel Noga
No meio do ano, quem também saiu foi o zagueiro Gabriel Noga, mas por empréstimo. O jogador já havia passado por período emprestado ao Atlético-GO e passou o ano longe do Ninho do Urubu. Atualmente defende o Bahia, mas volta ao Rio de Janeiro no início de 2023, quando seu contrato se encerra com os baianos.
Vitinho
Um dos jogadores mais contestados pela torcida nos últimos anos, Vitinho deixou o clube em agosto para defender o Ettifaq, da Arábia Saudita. Carregando o peso de ser a contratação mais cara da história do Flamengo até 2018, Vitinho empilhou taças, mas sem muita relevância nas campanhas e muitas feridas pelo caminho.
Lázaro
Paulo Sousa promoveu uma impulsão na carreira de Lázaro, que ganhou espaço e jogou muito bem sob o comando do treinador português. Foi uma das últimas saídas do ano, sendo vendido ao Almería, do futebol espanhol, em setembro.
Yuri de Oliveira
O jovem foi liberado ainda no início do ano para negociar com qualquer clube, mas não conseguiu um novo lugar. Enquanto isso, treina nas categorias de base do Flamengo, mas sem perspectiva nenhuma no clube.
Fim de uma era: Diegos deixam o Flamengo
Os capitães que levantaram todas as taças importantes conquistadas nos últimos anos se despediram do Flamengo no último jogo da temporada 2022, contra o Avaí, pelo Brasileirão. Diego Ribas se aposentou, enquanto o goleiro Diego Alves busca um novo clube. Os dois se emocionaram e deixaram o campo com muita festa e comoção na última partida pelo Mengão. O meia já põe em prática seu primeiro trabalho pós-carreira, comentando a Copa do Mundo no SporTV.