O Santos foi rebaixado para a Série B e o Flamengo pode fazer um bom mercado por lá. O clube nunca havia caído. Agora, apenas Fla e São Paulo podem dizer que jamais foram rebaixados no Brasil. Jogar a segundona, por si só, já diminui o dinheiro de diversas formas e todo lucro é reduzido.
Mas a situação na divisão inferior está cada vez pior. A garantia de direito da TV não existe mais. É menos uma renda em caixa para o time rebaixado. O Santos vai precisar passar por uma reformulação e diversos e algumas individualidades podem pintar em outros clubes, como o Flamengo.
Leia mais: Santos pede um Gerson para vender Marcos Leonardo
Pensando nisso, o MRN separou alguns noems que podem interessar ao Flamengo ou mesmo que já estiveram ligados ao clube.
Marcos Leonardo
O nome do atacante apareceu como opção. Nas redes sociais, alguns torcedores pediam a contratação. Apesar do momento ruim do Santos, o jogador fez uma boa reta final. Em período importante, Marcos Leonardo evitou a estadia santista no rebaixamento. Mas não conseguiu segurar sozinho por muito tempo.
Com apenas 20 anos, foram 26 gols e cinco assistências em 55 jogos. Os números atestam a boa temporada. Mas o valor que era pedido pelo Santos era alto demais.
De acordo com o Goal, o Santos queria lucrar entre R$ 80 mi e R$ 106 mi com a venda. É um valor parecido com o que foi pago ao Olympique de Marseille para repatriar Gerson. Mas pouco atrativo.
Com o desespero por dinheiro, o Santos não deve lucrar nem perto disso com Marcos Leonardo. Na Série B, a equipe vai precisar abrir mão de alguns jogadores, reduzir folha salarial e o Flamengo precisa ficar atento para fazer movimentações.
João Paulo
Antes do início da temporada 2022, o goleiro foi mais um nome que surgiu. João Paulo estava na lista de desejos do Flamengo. No entanto, o clube optou por contratar Santos. Mas teve um motivo pessoal para que João Paulo não aceitasse negociar.
“O João Paulo está feliz, vive a melhor fase da sua carreira e realiza seu sonho. É santista, assim como toda sua família, desde infância. É o capitão e um dos melhores goleiros em atividade no Brasil. Ele não tem interesse pessoal de sair do clube. Ele não tem essa mentalidade por dinheiro, não é primordial. Não é marketing, é o João Paulo,” disse o empresário Daniel Medeiros, ao UOL.
Com o time na Série B, é mais um corte que pode ser preciso fazer. O Flamengo viu queda brusca de Santos e Rossi é titular. Mas o argentino também não passa a segurança necessária.
Soteldo
O venezuelano joga muita bola e é uma das estrelas do time. Não à toa já foi ligado ao Flamengo diversas vezes. Na última oportunidade, teria sido um pedido de Jorge Sampaoli. O técnico trabalhou no Santos e conheceu Soteldo muito bem.
No entanto, o jornalista Venê Casagrande esclareceu que na janela do meio do ano, as prioridades eram outras. Mas Soteldo permaneceu no Santos e com o rebaixamento, a manutenção do atleta pode ser difícil.
“Sobre o Soteldo: um jornalista estrangeiro noticiou que o Jorge Sampaoli pediu a contratação do venezuelano, meia-atacante que hoje defende as cores do Santos. O Sampaoli trabalhou com o Soteldo no Santos, faz até sentido. Mas na hora que saiu a notícia, mandei mensagem para um dirigente do Flamengo perguntando: ‘Procede?’, mas o dirigente me respondeu que a prioridade é Allan e De La Cruz”, informou Venê em seu canal no YouTube à época.
Joaquim
O Flamengo mapeia o mercado de zagueiros e têm alguns alvos. Joaquim, do Santos, chegou a ser oferecido. Pode ser uma opção barata para o Mengão. O jogador não empolgou o Fla de início, mas segundo Venê Casagrande, os agentes já trabalhavam para tirar ele do clube. Com o rebaixamento, a tendência é que isso se concretize.
“O que ouvi lá no Flamengo: ‘Mais um nome que nos foi oferecido’. Foi só isso que a pessoa me respondeu. O Joaquim, que fez até um gol no Flamengo recentemente, tem contrato até 2026. Pelo visto os empresários estão trabalhando para tirar o Joaquim do Santos, mesmo ele tendo contrato longo com a equipe paulista”, diz Venê Casagrande.
Jean Lucas
Revelado pelo Flamengo, Jean Lucas pode repensar se quer jogar a Série B. O atleta foi procurado pelo Mais Querido. No entanto, preferiu voltar para o Santos. Ao chegar no meio do ano, Jean Lucas confirmou que teve conversa com Sampaoli, então treinador rubro-negro.
“Tive uma conversa com o Sampaoli. Nessa janela apareceram muitos clubes. Quando surgiu o Santos eu quis dar prioridade por causa do carinho. Não vejo clima pesado, clima sadio. Os jogadores estão alegres. É uma situação que se pode mudar, como tudo na vida. As coisas vão acontecer, passo a passo e a situação vai melhorar”, disse Jean Lucas.
Ao UOL, Jean Lucas se declarou santista antes de cair para a Série B e explicou a recusa ao Flamengo.
“Santos é um clube acolhedor, uma cidade incrível, pessoas, torcida e clube incríveis. Foi que abriu as portas para mim, foi por aqui que cheguei na Europa, e foi essa gratidão que me fez voltar. Hoje sou torcedor santista, pela gratidão e pelo carinho que tenho, não tinha como ir para outro lugar”, disse.
Ao falhar, Jean Lucas pode ter que deixar o clube. Apesar de ter ignorado o time que o revelou, pode se arrepender com a queda e voltar a pensar no Flamengo.
Siga o MRN no X/Twitter, Threads, BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- De La Cruz ironiza rumores de insatisfação no Flamengo: ‘Muito triste’
- Boavista anuncia contratação de campeão pelo Flamengo em 2009
- Destino de Gabigol, Cruzeiro fica com o vice da Sul-Americana
- Pulgar não terá contrato renovado pela atual gestão
- Sesc Flamengo entra em crise após derrota para o Sesi Bauru