Filipe Luís concedeu entrevista coletiva logo depois do triunfo do Flamengo sobre o Bahia pelo Brasileirão, neste sábado (5). O novo treinador rubro-negro explicou que precisou implementar a maioria de suas ideias através de vídeos e exaltou a relação do elenco com a figura do técnico, pois é uma equipe que faz questionamento e tenta sempre aplicar a ideia que lhe foi passada.
Betano 4.9 de 5 | BÔNUS 100% ATÉ R$1.000 |
|
“Tentei passar bastante conteúdo nos vídeos e, como falei, esse time está bem treinado. É um time que já tem um certo lastro em algumas facetas que também penso igual, então os ajustes que fiz no vídeo eles assimilaram bem, muito bem. O que mais gosto é que esse grupo é inquieto, é um grupo que pergunta e que não entra em campo com dúvidas. Então quando alguma coisa não fica clara, eles são os primeiros a perguntarem”, iniciou.
➕ Análise Bahia 0 x 2 Flamengo: com Filipe Luís, Fla, enfim, faz questão de ser dominante
Filipe complementa dizendo que essa postura dos atletas evidência que eles estão se esforçando para reproduzir o plano da comissão: “Se alguma coisa não está saindo bem no campo, eles olham para o treinador e perguntam o que fazer. Isso, para mim, é fundamental porque eles estão seguindo a minha ideia, eles não estão usando a ideia deles cada um por separado”.
Ideias essas que já ocasionaram uma grande evolução na equipe, principalmente na postura. O Flamengo é um time que tenta se manter intenso por 90 minutos e está sempre incomodando o adversário, seja construindo jogadas de gol ou aplicando forte marcação para recuperar a bola assim que a perde.
Mas Filipe Luís explica também como é importante estar ciente dos riscos que o “DNA Flamengo” impõe, algo que está disposto a aceitar. Ele afirma que o time precisa estar preparado também para os momentos em que for superado na pressão, mas mostra confiança que o elenco rubro-negro pode ser o melhor “em todos os aspectos do jogo”.
“O DNA Flamengo, a torcida exige um jogo muito perigoso. Um jogo muito vertical, de pressão e que se vai correr riscos. Mas como a gente quer ser protagonista e tem elenco para isso, então os riscos vão existir. Os jogadores vão romper a pressão, alguma hora eles (adversários) vão ser driblados. Aí é importante ser resiliente e aproveitar outra força que esse time tem: o contra-ataque. Para ser campeão, precisa ser um time preparado para tudo. Com esse elenco, acredito que pode ser feito.”
Titularidade de Gabigol
Filipe foi novamente questionado sobre a opção por Gabigol e a atuação do atacante contra o Bahia. O comandante mais uma vez expressou que um de seus papéis e fazer que o Camisa 99 volte a se sentir confiante.
“Eu conheço o Gabriel muito bem, também sei dos pontos positivos que ele tem e as fraquezas que ele possui. Meu trabalho com ele é dar toda a informação do mundo, todo o carinho durante os treinos para ele e para todos.”
Dentro de campo, Gabi desperdiçou uma chance clara e foi menos participativo do que contra o Corinthians, mas Filipe entende que é natural. O técnico revelou que o atacante cumpriu com todas as recomendações para a partida e acredita na retomada.
“Toda informação na função que ele tem como atacante, ele tem que desempenhar um papel. Ele fez tudo que pedi no jogo. Atacou espaço quando falei que tinha que atacar, ele entrou na área quando tinha que entrar, entrou no lugar certo, não perdeu bola de costas. O jogador vai ter jogos melhores e piores. Vai ter momento com muita confiança onde até vai exagerar e vai ter momento de baixíssima confiança, como eu mesmo passei com a camisa do Flamengo”, comentou, antes de completar:
“Agora vamos ter tempo para treiná-lo. Acho que ele vai voltar a recuperar a confiança que ele perdeu, que não é rápido. No futebol, é muito difícil você estar com confiança, mas é muito rápido para perder.”
Siga o MRN no BlueSky e no Instagram.
Contribua com a independência do nosso trabalho: seja apoiador.
- Flamengo emite nota repudiando ‘cenas de selvageria’ que aconteceram na Arena MRV
- O Flamengo é maior do que qualquer jogador – mas sem jogadores não existe Flamengo
- MGM mantém as portas abertas para Gabigol continuar no Flamengo caso ele seja eleito presidente
- Filipe Luís e sua filha comemoram título do Flamengo com movimentos de ginástica
- Adriano Imperador participa de divulgação de Gladiador 2